CPI do Senado convoca curador de ‘Queermuseu’ e artista do MAM
Com informações do Extra
A CPI dos Maus-Tratos no Senado aprovou, na última quarta-feira, dia 8, requerimentos para uma convocação coercitiva (ou seja, obrigatória) do artista Wagner Schwartz e do curador da mostra “Queermuseu“, Gaudêncio Fidélis.
Schwartz fez uma performance de nudez no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) que foi vítima de críticas por movimentos conservadores. As informações são da Agência Senado.
Segundo o autor dos pedidos, o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), a condução coercitiva foi decidida por que os dois foram convocados para prestar depoimentos ao colegiado e não compareceram. A CPI ainda decidiu criar um grupo de trabalho com integrantes do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e da Safernet.
- Senado amplia tempo de prisão para quem maltratar cães e gatos
- Efeito Bolsonaro: casamento LGBT cresce 65% em novembro ante 2017
- Magno Malta, aliado de Bolsonaro, criou trio elétrico fantasma
- Bolsonaro diz que Magno Malta pode ser ministro da Família
Esta CPI tem como objetivo investigar suspeitas de maus-tratos contra crianças e adolescentes. Durante a performance de Schwarz, uma mulher autorizou que a filha se aproximasse do artista, o que foi avaliado como “pedofilia”. Segundo o “Extra”, a mulher chegou a comparecer a uma reunião da CPI, mas não se pronunciou.
- Veja também: