Curitiba troca lixo reciclável por frutas e verduras

Programa "Câmbio Verde" tem 100 pontos de atendimento espalhados na cidade

Por: Redação | Comunicar erro
Foto: Cesar Brustolin/SMCS
“Câmbio Verde” troca lixo reciclável por comida

A capital paranaense carrega no currículo inúmeros títulos que lhe permitem ser chamada de “Cidade Verde”. Os motivos para ela estar entre os centros urbanos mais sustentáveis do mundo são as ações de políticas ambientais estimuladas pelas ruas. Um exemplo disso é o programa “Câmbio Verde”, que possibilita a troca de material reciclável e óleo usado por frutas, verduras e legumes.

Funciona assim: cada quatro quilos de lixo entregue vale um quilo de alimento. No caso do óleo vegetal e animal, cada dois litros vale um quilo de alimento. A troca é efetuada quinzenalmente em 100 pontos de atendimento, seguindo um calendário que pode ser conferido aqui.

O objetivo do programa é auxiliar no escoamento da safra de produtos hortigranjeiros dos pequenos produtores de Curitiba e região metropolitana e, com isso, ajudar famílias de baixa renda a garantir comida na despensa.

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …