Dados de celulares poderão criar padrões de mobilidade, diz MIT

Por: Redação | Comunicar erro

Uma equipe de pesquisadores do MIT criou um sistema de coleta de dados a partir da localização dos celulares para determinar os padrões de mobilidade urbana. Essas informações auxiliam no desenvolvimento de novas infraestruturas de transporte em todo o mundo.

Hoje, os dados são obtidos por meio de pesquisas origem-destino e apenas cobrem uma pequena amostragem da população de uma cidade. Além disso, levam um período maior de tempo para serem analisados.

Os dados de celulares são substitutos para os padrões de mobilidade
Os dados de celulares são substitutos para os padrões de mobilidade

De acordo com o Mobilize, o novo sistema idealizado pelos especialistas traz informações mais precisas sobre mobilidade urbana e pode determinar as medidas necessárias para melhorar o transporte das cidades.

“A grande vantagem é que o novo modelo apreende dados de mobilidade de um grande número de usuários, sem a necessidade de uma entrevista sobre as suas escolhas de mobilidade”, afirmou Marta González, professora de engenharia civil e ambiental (CEE) no MIT.

Como forma de validar o experimento, os pesquisadores fizeram um estudo em Boston, nos Estados Unidos, e em somente seis semanas construíram um modelo dos padrões de mobilidade da cidade americana. Esses dados foram similares aos levantados na pesquisa origem-destino de 2010, que levou seis anos para chegar ao resultado.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
3
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
4
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
5
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
6
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
7
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
8
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …