Dados de celulares poderão criar padrões de mobilidade, diz MIT

Por: Redação | Comunicar erro

Uma equipe de pesquisadores do MIT criou um sistema de coleta de dados a partir da localização dos celulares para determinar os padrões de mobilidade urbana. Essas informações auxiliam no desenvolvimento de novas infraestruturas de transporte em todo o mundo.

Hoje, os dados são obtidos por meio de pesquisas origem-destino e apenas cobrem uma pequena amostragem da população de uma cidade. Além disso, levam um período maior de tempo para serem analisados.

Os dados de celulares são substitutos para os padrões de mobilidade
Os dados de celulares são substitutos para os padrões de mobilidade

De acordo com o Mobilize, o novo sistema idealizado pelos especialistas traz informações mais precisas sobre mobilidade urbana e pode determinar as medidas necessárias para melhorar o transporte das cidades.

“A grande vantagem é que o novo modelo apreende dados de mobilidade de um grande número de usuários, sem a necessidade de uma entrevista sobre as suas escolhas de mobilidade”, afirmou Marta González, professora de engenharia civil e ambiental (CEE) no MIT.

Como forma de validar o experimento, os pesquisadores fizeram um estudo em Boston, nos Estados Unidos, e em somente seis semanas construíram um modelo dos padrões de mobilidade da cidade americana. Esses dados foram similares aos levantados na pesquisa origem-destino de 2010, que levou seis anos para chegar ao resultado.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …