Últimas notícias:

Loading...

Datafolha: Covas mantém 48% enquanto Boulos cresce e vai a 40%;

O candidato do PSOL teria crescido, justamente, em cima daqueles que anulariam ou votariam em branco e nos que não souberam opinar; Veja:

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Pesquisa Datafolha de intenção de voto para o segundo turno das Eleições 2020, divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, nesta terça-feira, 24, aponta crescimento de Guilherme Boulos (PSOL) na reta final e Bruno Covas (PSDB) mantendo o percentual visto no levantamento anterior.

guilherme boulos e bruno covas
Crédito: Reprodução/TVCulturaDatafolha: Covas mantém 48% enquanto Boulos cresce e vai a 40%;
  • Bruno Covas (PSDB): 48%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 40%
  • Branco/Nulo: 9%
  • Não sabe/Não respondeu: 3%

Na pesquisa Datafolha anterior Brancos/Nulos foi de 13% e não souberam ou não quiseram responder foi de 4% para 3% o que indica que o crescimento de Guilherme Boulos tenha sido, justamente, nesta parcela do eleitorado paulistano. A pesquisa Datafolha anterior foi realizada nos dias 17 e 18 de novembro e divulgada em 19 de novembro.

Votos válidos

Para calcular os votos válidos, a pesquisa Datafolha exclui da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Considerando os votos válidos, Bruno Covas venceria a eleição com 55% e Guilherme Boulos ficaria com 45%.

Em comparação com a pesquisa anterior, Covas tinha 58%, oscilando negativamente 3 pontos percentuais, e Boulos que tinha 42% também oscilou 3 pontos percentuais, mas positivamente.

A pesquisa Datafolha foi realizada no dia 23 de novembro e ouviu 1.260 na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. Número de identificação na Justiça Eleitoral: SP-09865/2020.

Compartilhe: