Deputada que enfrentou Vélez é chamada de débil no Congresso

'Sou chamada de delinquente e débil mental no Congresso', disse a deputada federal Tabata Amaral em entrevista à BBC

Por: Redação Comunicar erro

Na última quinta-feira de março, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), de 25 anos, fez duras críticas ao ministro Ricardo Vélez Rodriguez em uma audiência em Brasília. A fala da parlamentar ganhou os noticiários e as redes sociais pela relevância e inteligência das colocações sobre a atuação do ministério da Educação.

Crédito: Reprodução/Instagram@tabataamaralspDeputada de 25 anos escancara despreparo de ministro da Educação

Em entrevista exclusiva à BBC News Brasil, Tabata disse que sofre preconceito e assédio na Câmara. Cientista política e astrofísica, ela conversou com o jornalista Ricardo Senra depois de participar de uma roda de palestras na Universidade de Harvard.

“Já perdi a conta do número de vezes em que alguém insinuou que eu era burra ou não tinha nenhum conhecimento”, disse a deputada. “Sou chamada de burra, delinquente, débil mental e outras coisas que já me chamaram em plenário.”

“As pessoas chegam e perguntam se sou casada no meio de uma votação, vêm me tocar de uma maneira que não é adequada para uma parlamentar. É um ambiente muito arisco para as mulheres.”

Comissão de Educação com ministro Veléz

Hoje participei de uma reunião com o Ministro Ricardo Veléz na Comissão de Educação. Insistentemente o questionei sobre quais eram os projetos e metas para melhorar a qualidade da educação no Brasil, mas não obtive resposta. Ao mostrar que não tem propostas para a nossa educação, o ministro deixou claro que não está preparado para estar à frente de um posto tão importante. #VamosJuntos #PDTnaCâmara

Posted by Tabata Amaral on Wednesday, March 27, 2019

Tabata foi a sexta deputada federal mais votada em São Paulo, com 264.450 votos. Para ler a entrevista completa a BBC, clique aqui.

Compartilhe:

Tags: #politica
1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …