Deputados acionam PGR contra SBT por vinheta que alude à ditadura

Três parlamentares do PT recorreram à Procurada Geral da República alegando crime de ódio e pedem a retirada das inserções ufanistas

sbt vinhetas
Crédito: Divulgação/SBTDeputados petistas pedem retiradas de vinhetas ufanistas do SBT

A vinheta exibida pelo SBT com slogan dos “Anos de Chumbo” da ditadura militar continua causando polêmica e, agora, três deputados do PT entraram com representação contra a emissora na Procuradoria Geral da República (PGR) por crime de ódio.

De acordo com informações do site “Notícias da TV”, os parlamentares petistas Paulo Pimenta, Paulo Teixeira e Wadih Damous pedem à Raquel Dodge a suspensão das propagandas que ainda estão no ar.

Segundo o noticioso, os deputados querem que a emissora seja impedida de fazer comerciais parecidos e alegam que a campanha é uma violação da Lei de Segurança Nacional e que representa uma “afronta à ordem constitucional vigente, à liberdade de expressão e ao direito constitucional das minorias”.

Entenda

sbt bolsonaro
Crédito: Reprodução/TwitterSBT usou mote similar ao de Jair Bolsonaro durante campanha à presidência

Na última terça-feira, 6, o SBT passou a exibir algumas vinhetas ufanistas em uma declaração de apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro. No entanto, uma delas trazia uma mensagem que aludia a um dos piore períodos do regime militar, durante o governo de Emílio Garrastazu Médici que ocupou o poder entre 1969 e 1974, e lançou o slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

Após críticas negativas, o canal de Silvio Santos retirou a peça do ar e admitiu que houve “equívoco”. Agora, o SBT passou a exibir propagando com o mote “Brasil acima de todos”, lema similar ao utilizado por Jair Bolsonaro durante a campanha à presidência.

Compartilhe:

1 / 8
1
54s
Desembargador do TRF2 manda soltar ex-presidente Michel Temer
O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2 ), determinou nesta segunda-feira, 25, a soltura do …
2
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
3
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
4
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
5
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
6
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
7
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
8
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …