Desvendando as raízes culturais paulistas

Revelando São Paulo traz cerca de 200 municípios do Estado ao Parque da Água Branca, reunindo 600 artesãos, culinaristas e mais de 300 grupos de manifestações artísticas do interior paulista.

Começa nesta sexta-feira, 11, a 13° edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, que  segue até o dia 20, no Parque da Água Branca. Organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, o evento vai mostrar as diversas manifestações culturais de 200 municípios.

O espaço dispõe de 80 estandes de culinária, 155 de artesanato e na programação cerca de 300 grupos de manifestações artística que se apresentarão durante os nove dias do evento.

Com mais de 30 eventos em sua programação, o festival oferece ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, Cigana, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas.

Além destes, vão se apresentar grupos étnicos para o Festival da Amizade, com espetáculos no palco da grande arena, com danças folclóricas alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe e brasileira, entre outras. Entre as atrações também estão as Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois, trazendo mais de 200 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas.

O compromisso com a construção da Cultura de Paz e o respeito à diversidade se mantém no Revelando São Paulo com a Cerimônia da Paz, este ano com o mote “O Sagrado na Metrópole”.

Como todos os anos, cerca de 30 segmentos religiosos se encontram na Esplanada do Memorial da América Latina para a cerimônia inter-religiosa. Entre eles estarão Hare Krishnas, Budistas, Católicos, Presbiterianos, Umbandistas, espiritualistas, além de representantes de comunidades indígenas, que receberão a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida.

Um diferencial nesta edição será a Sagração das Águas, momento em que os diversos segmentos farão benção  das águas vindas dos Portais de Parelheiros, da Cantareira e rios do interior e seguirão na Caminhada Pela Vida aspergindo as ruas da cidade até o Parque da Água Branca como forma de celebrar a riqueza das águas de São Paulo.

Mais informações pelo site www.revelandosaopaulo.com.br

Programação permanente:

Carros de bois, charolas e charretes
155 espaços de artesanato
80 espaços de culinária
Rancho tropeiro

Sexta, 11
VIII Em Torno da Mesa Paulista Tradicional
IX Rancho tropeiro – Abertura

Sádado, 12
II Encontro de Orquestras de Viola
IX Festival da Amizade – Previsão de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo

Domingo, 13
Cerimônia da Paz – Por uma Década de Cultura de Paz – Memorial da América Latina
Início da Cerimônia Transreligiosa  – O Sagrado na Metrópole
IX Festival da Amizade – Continuação
Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Segunda, 14
Tarde das Serestas
XI Encontro das manifestações cosmopolitas

Terça, 15
I Encontro de Bandas e Fanfarras
XI Encontro das manifestações cosmopolitas – Continuação

Quarta, 16
X Encontro de Violeiros
XI Encontro de Sanfoneiros

Quinta, 17
XI Encontro de Catira
XII Encontro de São Gonçalo
VIII Encontro de Adoradores da Santa Cruz
IV Encontro de Fandango
II Cururu

Sexta, 18
II Encontro de Trança-fitas
Encontro de Quadrilhas
IX Noite de São João

Sábado, 19
XVII Festival de Bonecos de Rua e Cabeções
XI Reiada (Encontro de Folias de Reis)
XI Festa de Cosme e Damião
Corrida de Cavalhadas
IX Noite dos Tambores

Domingo, 20

Corrida de Cavalhada
XI Encontro de caminheiros
XIII Encontro de Romeiros
XII Congado Paulista
Despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Por Redação