‘Dever cumprido’, diz autor de ação que liberou animais no metrô

No final de janeiro, foi aprovada pelo governo de São Paulo uma lei que autoriza levar cães e gatos no transporte público

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro

Boas notícias para quem tem animais de estimação e mora na capital paulista: no final de janeiro foi aprovada pelo governo estadual uma lei que autoriza levar animais no transporte público (metrô, trem, VLT e ônibus intermunicipais). Tudo foi possível graças aos esforços do ativista Rogério Nagai e das quase 70 mil pessoas que assinaram uma petição criada por ele na plataforma Change.org pedindo a liberação dos pets no transporte público.

Rogério criou o abaixo-assinado há dois anos, após saber por uma senhora no veterinário que não era permitido transportar animais no metrô. Depois de coletar boa parte das assinaturas, o ativista chegou a entregá-las para a diretoria do Metrô e foi em busca do autor do projeto de lei agora sancionado, que, naquele então, estava parado desde 2015 na Assembleia Legislativa. “Depois de muita batalha com reuniões, e-mails, ligações, audiências, conseguimos! Agora é lei!”, escreveu Rogério ao declarar a vitória da petição.

Leia mais em: www.change.org/petsnometro

Crédito: Equipe Change.orgRogério Nagai e Simone Gatto, ativistas pelos direitos dos animais

“O mais trabalhoso, por incrível que pareça, foi mobilizar as pessoas, pois tivemos muito apoio nas redes sociais, mas quando foi necessário comparecer pessoalmente nas audiências e nas reuniões com parlamentares para fazer pressão, não compareciam nem 15 pessoas”, contou Rogério em entrevista à equipe da Change.org.

Felizmente ele contou com a ajuda de ativistas como Simone Gatto, tutora de 3 gatos paraplégicos e que também luta pela liberação dos animais no transporte público. Foi Simone quem avisou Rogério sobre a aprovação da lei, e ela contou à equipe da Change.org que já chegou a transportar seus animais de estimação no metrô após o ocorrido. “Entro tranquilamente com minha caixinha de transporte, dentro dos horários estipulados pela lei, sem nenhum contratempo com os funcionários do metrô ou com os usuários, que são todos muito solícitos e ficam felizes e agradecidos pela nossa luta”, diz Simone.

Por enquanto, a lei prevê que os animais podem ser transportados apenas fora do horário de pico (das 4h40 às 6h, das 10h às 16h e das 19h à meia noite), mas Rogério e Simone já estão analisando como podem ampliar isso. “A esperança é que no futuro aconteça, como já está em curso um projeto de lei municipal para estender o horário do transporte nos ônibus municipais”, conta Rogério. Simone já está se mobilizando com outro abaixo-assinado pedindo exatamente a aprovação dessa lei pelo transporte em tempo integral nos ônibus, e já conseguiu mais de 58 mil assinaturas (confira no link: www.change.org/petsnosonibus).  “Toda mudança gera um desconforto e dá um trabalhão enorme, mas acredito que só seremos uma nação desenvolvida quando começarmos a pensar mais no próximo e agirmos comunitariamente”, disse Rogério.

Compartilhe:

Autor: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …