Dia de Doar: conheça ONGs que precisam da sua ajuda

Existem muitas causas que você pode abraçar, escolha a sua: animais abandonados, LGBT, moradores de rua, crianças, pessoas com deficiência e saúde

Por: Redação

Há um provérbio que diz que é preciso fazer o bem sem olhar a quem. Pois pode-se também dizer que, na hora de praticar uma boa ação, existem muitas alternativas disponíveis no campo de visão de quem quer ser solidário. Ou muitas ONGs em busca de ajuda. Assim, neste Dia de Doar, 3 de dezembro, a dica é ficar de olhos bem abertos para escolher uma causa.

A Catraca Livre vai ajudar seus leitores nessa missão. A seguir, listamos uma série de iniciativas bacanas que dependem de donativos para continuar atuando. Quem enxerga longe certamente vai aproveitar o Dia de Doar para dar uma força para o trabalho dessas organizações.

Animais

"Ei, é Dia de Doar! Me ajuda?"
Crédito: Reprodução/Aliança com a Vida“Ei, é Dia de Doar! Me ajuda?”

AMPARA Animal

É uma OSCIP sem fins lucrativos que auxilia abrigos e protetores independentes com ração, medicamentos e atendimento veterinário. Atualmente, são beneficiados cerca de 450 protetores e 100 mil animais por ano.

Adote um Gatinho

Resgata, trata e castra gatos abandonados na Grande São Paulo e depois os doa para lares seguros em São Paulo e no ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano). Seu objetivo também é conscientizar as pessoas sobre a importância da castração e da posse responsável.

Aliança com a Vida

A entidade sem fins lucrativos abriga cães abandonados em São Paulo. Possui canis com capacidade para 60 animais e trabalha com recursos próprios e contribuições de voluntários e de empresas parceiras.

Abrigo do Dudu

A organização resgata animais abandonados e cuida deles para disponibilizá-los para adoção.

LGBT

No Dia de Doar, uma das opções é abraçar a causa LGBT
Crédito: Reprodução/Micro Rainbow International FoundationNo Dia de Doar, uma das opções é abraçar a causa LGBT

Casa 1

Trata-se de um centro de acolhida de jovens LGBT expulsos de casa pela família. Localizado no centro de São Paulo, funciona como centro cultural e clínica social.

Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT)

Sua missão é lutar pelos direitos civis de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e combater a LGBTfobia em âmbito nacional.

Micro Rainbow International Foundation

A organização se propõe a ajudar na inclusão social do público LGBT, ajudando em sua qualificação para o mercado de trabalho e proporcionando abrigo temporário para aqueles que se viram privados de moradia.

Transempregos

O projeto visa aumentar a empregabilidade para pessoas trans. Para isso, criou o maior banco de currículos e vagas deste segmento no Brasil.

Moradores de rua

A ajuda a moradores de rua requer um mutirão de carinho
Crédito: Reprodução/Entrega por SPA ajuda a moradores de rua requer um mutirão de carinho

Anjos da Noite

Uma refeição, um cobertor, uma palavra amiga. Os voluntários da organização levam mantimentos e calor humano para pessoas em situação de rua, ajudando no resgate de sua autoestima e em sua reintegração social.

Amor + Ação = Doação

O projeto realiza ações na região central de São Paulo. Promove cafés da manhã, jantares de Natal e doação de roupas de frio e de cobertores.

Entrega por SP

Realiza ações mensais noturnas pelas ruas de São Paulo, distribuindo kits que incluem alimentos e itens para cuidados básicos de saúde.

Crianças

Que tal ajudar uma criança?
Crédito: Reprodução/GRAACCQue tal ajudar uma criança?

Make a Wish

A ONG se propõe a realizar sonhos de crianças com doenças sérias que podem ser terminais. Os pequenos cadastram seus desejos e a organização corre atrás da realização: pode ser um presente, uma viagem ou mesmo conhecer um ídolo de perto.

GRAACC

A instituição social sem fins lucrativos busca todas as chances de cura para crianças e adolescentes com câncer. Possui um hospital que, em parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é referência no tratamento da doença, principalmente nos casos de maior complexidade.

Visão Mundial

A organização atua através de programas e projetos nas áreas de proteção, educação e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações diversas de vulnerabilidade.

Mulheres

evento da organização TamoJuntas
Crédito: Reprodução / Facebook TamoJuntasA organização TamoJuntas presta assessoria multidisciplinar gratuita a mulheres

Mapa do Acolhimento

A plataforma conecta mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero a uma rede de terapeutas e advogadas dispostas a ajudá-las de forma voluntária.

Tamo Juntas

A organização TamoJuntas presta assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência.

Bem Querer Mulher

A ONG, criada em 2004, oferece apoio jurídico, psicológico e social a mulheres agredidas.

Pessoas com deficiência

Dia de Doar: pela inclusão das pessoas com deficiência
Crédito: Reprodução/Instituto Novo SerDia de Doar: pela inclusão das pessoas com deficiência

APOIO

Fundada em 2007 em São Paulo, oferece serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional a pessoas com deficiência. A ONG promove eventos e reforça a importância do conhecimento na hora de auxiliar aqueles que necessitam, por exemplo, de cadeiras de rodas para locomoção.

IBDD

Busca garantir e promover os direitos da pessoa com deficiência e inseri-la no mercado de trabalho. A ONG oferece cursos de formação profissional e possui especialistas em legislação voltada para esse público.

Instituto Novo Ser

Seu foco principal é a valorização das pessoas com deficiência, ajudando-as a enfrentar seus desafios com dignidade e confiança. A equipe do instituto é formada, em sua maioria, por cidadãos com vivência e experiência concreta no cuidado dessas pessoas. A organização é reconhecida principalmente pelo projeto “Praia para Todos”.

Saúde

A instituição Horas da Vida
Crédito: Reprodução / Facebook Horas da VidaA instituição Horas da Vida promove atendimentos médicos e realiza exames em São Paulo e Curitiba

Amigos do Bem

Oferece apoio às famílias do sertão nordestino e já atendeu mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Seus projetos levam para as famílias roupas, alimentos e atendimento médico e odontológico.

Horas da Vida

A instituição promove atendimentos médicos e realiza exames com hora marcada em consultórios em São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Também realiza doações de óculos.

TUCCA

Localizada na zona Leste de São Paulo, oferece tratamento multidisciplinar a crianças e jovens carentes com câncer. Já são mais de 3.000 pacientes assistidos em uma parceria com o Hospital Santa Marcelina, com taxas de cura próximas a 80%. Também atua em frentes de pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação profissional.


É a Catraca Causando mudanças positivas na sua vida. Porque a nossa maior causa é você. Descubra a sua causa.

Faça o teste clicando neste link. Em poucos minutos você descobre causas importantes que precisam de amparo. E na resposta do teste, você fica sabendo como doar ou fazer trabalho voluntário, simples, rápido e confiável.


1
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
2
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
3
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
4
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
5
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
6
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
7
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …
8
Os sinais de um relacionamento abusivo
Identificar os sinais de um relacionamento abusivo e violento nem sempre é fácil. O controle é mascarado pela preocupação e …