Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Alvaro Dias

Candidato à Presidência da República pelo Podemos, Alvaro Dias é formado em História

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Antonio Cruz/ Agência BrasilAlvaro Dias foi a favor do afastamento do presidente Michel Temer junto com Dilma Rousseff em 2016

Nascido em Quatá (SP), em 7 de dezembro de 1944, Alvaro Dias, 73 anos, formou-se em história antes de construir sua carreira política em Londrina (PR).

Atual senador pelo Paraná, foi governador do mesmo Estado de 1987 a 1991 e deputado federal de 1975 a 1983. Antes, também foi deputado estadual do Paraná de 1971 a 1975.

Iniciou a carreira política no PMDB, mas se mudou para o PSDB em 1994. Antes, foi derrotado nas eleições para governador do Paraná pelo PPB. Em 2002, ao votar a favor da abertura de uma CPI de corrupção do governo FHC, é expulso do partido e se filia ao PDT. Dois anos depois, porém, retorna ao PSDB.

Com o desejo de concorrer à presidência da República, se filia ao PV em 2015 e um ano depois vota a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em 2017, com a fundação do Podemos (ex-PTN), aceita o projeto de ser o candidato a presidente do partido e novamente muda de sigla.

Alvaro Dias foi a favor do afastamento do presidente Michel Temer junto com Dilma Rousseff em 2016, alegando que, então como vice-presidente, o emedebista também cometeu o crime de pedalada fiscal em 2014, quando assumiu interinamente a presidência para que Dilma cumprisse agenda fora do País.

Fatos curiosos sobre o candidato: 

– Alvaro Dias foi cotado para ser vice de José Serra na campanha à presidência de 2010, mas o PSDB acabou optando pelo então deputado Índio da Costa, na época do DEM.

– É autor da PEC 10/2013, que pede o fim do foro privilegiado para políticos.

– Em 2009, foi acusado de estar envolvido na “Farra das Passagens”. O escândalo dizia que senadores utilizavam a cota do Senado para propiciar passagens aéreas a parentes e amigos.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …