Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Alvaro Dias

Candidato à Presidência da República pelo Podemos, Alvaro Dias é formado em História

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Antonio Cruz/ Agência BrasilAlvaro Dias foi a favor do afastamento do presidente Michel Temer junto com Dilma Rousseff em 2016

Nascido em Quatá (SP), em 7 de dezembro de 1944, Alvaro Dias, 73 anos, formou-se em história antes de construir sua carreira política em Londrina (PR).

Atual senador pelo Paraná, foi governador do mesmo Estado de 1987 a 1991 e deputado federal de 1975 a 1983. Antes, também foi deputado estadual do Paraná de 1971 a 1975.

Iniciou a carreira política no PMDB, mas se mudou para o PSDB em 1994. Antes, foi derrotado nas eleições para governador do Paraná pelo PPB. Em 2002, ao votar a favor da abertura de uma CPI de corrupção do governo FHC, é expulso do partido e se filia ao PDT. Dois anos depois, porém, retorna ao PSDB.

Com o desejo de concorrer à presidência da República, se filia ao PV em 2015 e um ano depois vota a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em 2017, com a fundação do Podemos (ex-PTN), aceita o projeto de ser o candidato a presidente do partido e novamente muda de sigla.

Alvaro Dias foi a favor do afastamento do presidente Michel Temer junto com Dilma Rousseff em 2016, alegando que, então como vice-presidente, o emedebista também cometeu o crime de pedalada fiscal em 2014, quando assumiu interinamente a presidência para que Dilma cumprisse agenda fora do País.

Fatos curiosos sobre o candidato: 

– Alvaro Dias foi cotado para ser vice de José Serra na campanha à presidência de 2010, mas o PSDB acabou optando pelo então deputado Índio da Costa, na época do DEM.

– É autor da PEC 10/2013, que pede o fim do foro privilegiado para políticos.

– Em 2009, foi acusado de estar envolvido na “Farra das Passagens”. O escândalo dizia que senadores utilizavam a cota do Senado para propiciar passagens aéreas a parentes e amigos.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …