Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Alvaro Dias

Candidato à Presidência da República pelo Podemos, Alvaro Dias é formado em História

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Antonio Cruz/ Agência BrasilAlvaro Dias foi a favor do afastamento do presidente Michel Temer junto com Dilma Rousseff em 2016

Nascido em Quatá (SP), em 7 de dezembro de 1944, Alvaro Dias, 73 anos, formou-se em história antes de construir sua carreira política em Londrina (PR).

Atual senador pelo Paraná, foi governador do mesmo Estado de 1987 a 1991 e deputado federal de 1975 a 1983. Antes, também foi deputado estadual do Paraná de 1971 a 1975.

Iniciou a carreira política no PMDB, mas se mudou para o PSDB em 1994. Antes, foi derrotado nas eleições para governador do Paraná pelo PPB. Em 2002, ao votar a favor da abertura de uma CPI de corrupção do governo FHC, é expulso do partido e se filia ao PDT. Dois anos depois, porém, retorna ao PSDB.

Com o desejo de concorrer à presidência da República, se filia ao PV em 2015 e um ano depois vota a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em 2017, com a fundação do Podemos (ex-PTN), aceita o projeto de ser o candidato a presidente do partido e novamente muda de sigla.

Alvaro Dias foi a favor do afastamento do presidente Michel Temer junto com Dilma Rousseff em 2016, alegando que, então como vice-presidente, o emedebista também cometeu o crime de pedalada fiscal em 2014, quando assumiu interinamente a presidência para que Dilma cumprisse agenda fora do País.

Fatos curiosos sobre o candidato: 

– Alvaro Dias foi cotado para ser vice de José Serra na campanha à presidência de 2010, mas o PSDB acabou optando pelo então deputado Índio da Costa, na época do DEM.

– É autor da PEC 10/2013, que pede o fim do foro privilegiado para políticos.

– Em 2009, foi acusado de estar envolvido na “Farra das Passagens”. O escândalo dizia que senadores utilizavam a cota do Senado para propiciar passagens aéreas a parentes e amigos.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …