Eleitores comemoram vitória de Bolsonaro em todo país
Manifestantes da oposição relataram casos de agressão em algumas cidades
Assim que foi anunciada na noite deste domingo, 28, a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, o país foi tomado por fogos de artifício, gritos e buzinaços de comemoração. Em algumas cidades, manifestantes saíram as ruas em apoio ao novo presidente do Brasil.
Em São Paulo, apoiadores de Bolsonaro fecharam as duas pistas da Avenida Paulista por volta das 19h. Os eleitores, vestidos de verde e amarelo, gritaram o nome do presidente, além de palavras de ordem contra o Partido dos Trabalhadores, como “fora PT” e “PT nunca mais”.
No início da noite, houve confronto entre apoiadores do candidato Fernando Haddad (PT) e de Bolsonaro. Um petista teve sua bandeira arrancada e queimada, segundo informações do UOL. Policiais militares interviram na confusão e dispararam balas de borracha. Em resposta, manifestantes jogaram pedras contra os PMs.
- Vereadora que denunciou saudação nazista em SC é cassada
- Jornalista entra ao vivo para corrigir informação do JN sobre Bolsonaro
- AGU e PGR identificam ameaça de novos ataques golpistas e acionam STF
- Bolsonaro publicou vídeo questionando vitória de Lula nas eleições
No Rio de Janeiro, bolsonaristas se reuniram em frente ao condomínio onde vive o presidente eleito. Eleitores dos dois candidatos entraram em confronto na Praça São Salvador, em Laranjeiras, na zona sul da cidade, reduto da esquerda carioca. Em vídeo publicado nas redes sociais, um rapaz relatou ter sido agredido no local com uma garrafa de vidro. Assista:
Em Curitiba, o resultado foi comemorado nas proximidades da Superintendência da Polícia Federal (PF), onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso.
Em Brasília, a comemoração ocorreu na Esplanada dos Ministérios e reuniu cerca de 3 mil pessoas. Segundo a Polícia Militar, o movimento na região central começou por volta das 18h. De verde e amarelo e segurando bandeiras do Brasil, os manifestantes cantaram o Hino Nacional e rezaram o Pai Nosso.
A festa também tomou conta de Santa Catarina, onde o candidato do mesmo partido de Bolsonaro, Comandante Moisés, foi eleito governador. A principal avenida de Florianópolis reuniu manifestantes assim que o resultado das urnas se consolidou.
No Recife, apoiadores do presidente eleito se reuniram ao redor de dois trios elétricos estacionados no Primeiro Jardim, na orla de Boa Viagem. O movimento Vem Pra Rua Recife fez um “enterro simbólico do PT”, com um caixão de papelão com o rosto de Lula estampado.
Em Salvador, eleitores do Bolsonaro festejaram a vitória no Farol da Barra, com dois trios elétricos. Uma estudante de 24 anos ficou ferida em uma confusão envolvendo militantes do PT, do PSL e policiais militares no Largo de Santana, bairro do Rio Vermelho. Segundo testemunhas, a jovem foi agredida por um policial quando a irmã dela tentava evitar uma discussão.