CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Entenda como trânsito é causado por uma velocidade média maior

Por: Redação

Um simulador de trânsito feito pelo Hacklab mostra algo inicialmente contraintuitivo: como um maior limite de velocidade nas vias pode levar a velocidades médias menores?

O simulador mostra alguns cenários possíveis:

Com limite de 40 km/h a velocidade média gira em torno de 30 km/h.

Simulador de trânsito do Hacklab.
Simulador de trânsito do Hacklab.

O limite de velocidade ideal fica em 50 km/h na simulação, com velocidade média de 40km/h.

Simulador de trânsito do Hacklab.
Simulador de trânsito do Hacklab.

Ao elevar o limite de velocidade para 70 km/h, existe um aumento momentâneo da velocidade média, mas ela logo cai para cerca de 20 km/h devido a um fenômeno chamado “stop-and-go waves”.

Simulador de trânsito do Hacklab.
Simulador de trânsito do Hacklab.

Por esses motivos, a tendência mundial cidades por todo o globo é de diminuir os limites de velocidade. O modelo ainda não leva em conta engarrafamentos causados por acidentes, além do aumento percentual de mortes no trânsito com um maior limite de velocidade.

O simulador se baseia no Traffic-Simulation.de de Martin Treiber, especialista alemão em dinâmicas de fluxo de tráfego. De particular interesse são as chamadas “stop-and-go waves”, fenômeno que acontece quando uma maior velocidade faz apenas com que os veículos parem adiante, ao invés de um fluxo contínuo com velocidade média maior.

Treiber usa algoritmos que levam em conta matemática e investigações psicológicas do comportamento de motoristas para determinar o limite de velocidade ideal para uma melhor velocidade média.

“Muito tem se falado sobre o limite de velocidade nas vias de São Paulo. Criamos este simulador simples para que você possa entender como que esse limite influencia a mobilidade,” diz o Hacklab. “Com tanta tecnologia e ciência disponíveis, políticos seguem tomando decisões baseadas no achismo e senso comum. Queremos uma gestão com racionalidade.”

Teste aqui o simulador do Hacklab.

Compartilhe:

1
Bolsonaro prefere ser ‘do contra’ e luta sozinho contra o isolamento social
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), insiste em desafiar as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização …
2
E se Bolsonaro foi contaminado com coronavírus?
O que não passava de pura especulação e teoria da conspiração tem ganhado ares de verdade com novos capítulos envolvendo …
3
Coronavírus: Câmara aprova auxílio de R$600 para pessoas de baixa renda
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira, 26, uma medida que prevê o pagamento de R$600 para trabalhadores de baixa …
4
Bolsonaro e o coronavírus: um presidente na contramão do mundo
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de terça-feira, 24, pegou de surpresa integrantes do governo e …
5
Entenda a MP da Morte: da polêmica e revogação por Bolsonaro até o erro de redação de Guedes
Em apenas uma canetada o presidente Jair Bolsonaro autorizou empresas a suspenderem contratos com seus empregados por 4 meses, sem …
6
Coronavírus no RJ: a situação dos transportes e dos comércios
O Rio de Janeiro adotou medidas mais severas para conter o avanço do novo coronavírus. O governador do estado, Wilson …
7
Eduardo Bolsonaro cria crise diplomática ao culpar a China pelo coronavírus
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) meteu o pé pelas mãos, botou a culpa do coronavírus totalmente na China e …
8
Coronavírus: Bolsonaro anuncia medidas de emergência para conter a doença
Durante uma live nesta quarta-feira, 18, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou novas medidas na área econômica, na saúde …