Especial Guimarães Rosa: Sarau Sertãocidade

Organização: Grupo Teia de Aranha. Paralelamente à exposição De Danúbio ao São Francisco – Guimarães Rosa para todos, este sarau literomusical convida artistas de diversas linguagens para prestar uma homenagem ao autor no dia de seu aniversário (27 de junho).

*Apresentações:

Grande sertão: Variações
Com Alexandre Moschella (violão).
O instrumentista explora a musicalidade literária do livro Grande Sertão: Veredas e obras de compositores como Heitor Villa-Lobos. Cada peça musical é antecedida pela leitura de trechos do livro.

Grupo Nhambuzim
O grupo mostra músicas do CD Rosário.

Magna Martins
A contadora de histórias (ex-Miguilim) narra contos do escritor.

Jean, Joana Garfunkel e Natan Marques
Apresentação de músicas inspiradas em diversas obras do homenageado.

Cristina Mira
A jornalista, poeta e escritora apresenta poesias e “causos” sobre Cordisburgo (MG), cidade natal de Rosa.

Elida Marques e Eduardo Contreras
A dupla aborda o tema Ler é uma viagem.

Grupo Casa de Brincar
Show que mescla apresentação de violas, violão, percussão e dança, retratando o universo mineiro rosiano. Participação especial de Tia Dita e Tia Ana, do projeto Samba da Vela, que mostram como o samba e o jongo se misturam com aboios e violas caipiras.

Sertão é mundo e está dentro da gente
Nesta apresentação de encerramento, o músico Danilo Tomic mostra a shakuhachi (flauta japonesa) e bailarino Zé Maria Carvalho dança butô (arte japonesa) para representar o universo de Rosa.

**Oficina de leitura (Dias 4, 18 e 25, das 17h às 19h)
A partir da leitura em voz alta de textos de Rosa, os participantes analisam as obras. Ao ler e ouvir os textos escolhidos, percebe-se a sonoridade, a entonação e a poética das palavras do escritor. Na discussão posterior, procura-se conhecer o significado das palavras e a forma criativa de suas construções gramaticais. Coord.: Rosa Haruco.

Por Redação