Estudante gaúcha expõe agressão e xenofobia em Lisboa

Brasileira relatou ter sido agredida por quatro portugueses

Por: Redação | Comunicar erro
Tags: #Xenofobia

A estudante gaúcha Sophia Velho, de 26 anos, relatou ter sido vítima de xenofobia em Lisboa. Ela foi a agredida por quatro portugueses em um bar, na capital lusitana, no dia 28, mas só expôs o seu caso nesta quinta-feira, 6.

Segundo relatou em um grupo do Facebook, ela levou uma amiga que viajava pela Europa para um bar que conhecia. No estabelecimento, uma portuguesa passou a desdenhar a mulher brasileira com diversas ofensas, como “vadias” que vão para Portugal “roubar os homens”.

Sofia disse que era brasileira, mas a mulher continuou a fazer chacotas. Cansadas dos insultos, as amigas reclamaram a um funcionário e saíram do bar.

A mulher foi atrás das brasileiras e golpeou Sofia pelas costas. Depois, três garotos que estavam com a portuguesa a seguraram e continuaram a agressão. A estudante consegui escapar e tentou entrar novamente no bar, mas um garçom a jogou na sarjeta.

Os policiais foram ao local das agressões. Sophia afirmou não ter recebido qualquer tipo de assistência, como encaminhamento hospitalar ou boletim de ocorrência.

Sophia vive há três anos em Portugal e disse, em sua rede social, ter presenciado diversos episódios de xenofobia contra brasileiros. Ela, porém, nunca tinha passado por situação semelhante.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …