Últimas notícias:

Loading...

Exclusivo: destaques da Virada Cultural 2010

Por: Catraca Livre

Osesp ao ar livre, palco de Hip Hop,  Karina Buhr, Céu e Sebosos Postizos (projeto em que integrantes do Nação Zumbi cantam Jorge Ben)  estão confirmados na Virada Cultural deste ano. O evento tem duração de 24 horas a partir das 18h do dia 15 de maio. A Virada destaca também o grupo Living Colour e a formação original da lendária banda de Janis Joplin.

Formada em 1965 na Califórnia, a Big Brother & The Holding Company, acompanhou Janis nos anos 1960, período mais significativo de sua carreira quando se apresentou nos festivais de Woodstock e Monterey.

Neste ano, a Virada se concentrará no perímetro que era São Paulo no ano de 1880. Com a região da Luz incorporada, o evento se espalhará pelas ruas do Centro até a Estação Júlio Prestes.

Os famosos  pastéis de feira, especificamente os 10 melhores da cidade de São Paulo, também marcam presença.

o Vale do Anhangabaú se transformará em um grande boulevard, com apresentações de circo. Destaque para a o grupo Pia Fraus que vai ocupar o espaço com dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas.

__________________

Baile do Simonal na Virada
Orquestra Imperial no Sesc Pompeia durante a Virada
Bandas instrumentais participam da Virada
Casa das Rosas na Virada Cultural 2010
Virada Cultural ensina história com música erudita

__________________

A Praça Dom José Gaspar recebe edição especial do projeto Piano na Praça. Um espaço para quem quiser música de boa qualidade em ambiente tranquilo e ao ar livre.

Palcos temáticos

Uma das atrações mais aguardadas e reivindicadas pelo público, o hip hop tem espaço garantido nesta edição em palco especial na Santa Ifigênia.

Para os nostálgicos de plantão a dica é o palco “Hora da Saudade”. Montado no Largo do Arouche em 2009, volta com força total este ano.

Dois grandes palcos reúnem uma mostra do que acontece no cenário da música independente em São Paulo e no país. A avenida Cásper Libero recebe o palco da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) responsável por  boa parte dos  festivais que circulam pelo país. Já no outro palco, expoentes da movimentada cena paulistana se apresentam. Karina Buhr, que acaba de lançar “Eu Menti Pra Você”, um dos discos mais comentados do ano,  já tem presença confirmada. Os outros nomes ainda não foram divulgados.

O Palco do Samba traz nomes consagrados como Nelson Sargento, pesquisador da música popular brasileira, e Paulo Vanzolini, compositor de clássicos como “Ronda”, “Volta por Cima” e “Praça Clóvis. O também tradicional palco do rock encontra seu espaço na frente da Sala São Paulo.

O centenário do cantor, compositor, ator e humorista paulista Adoniran Barbosa ganha mais uma homenagem na Virada deste ano. O Trem das Onze, imortalizado pelo compositor paulista, passará por várias estações da capital, com possível partida da zona norte. Um dos vagões será decorado com objetos que remetem à obra de Adoniran.

Já o samba rock ganha destaque com o grupo Sandália de Prata e participação especial da cantora Elza Soares. O show acontece na madrugada do dia 16, às 4h.

Cosplay e RPG

Uma novidade na Virada garante o lugar da turma do Cosplay e RPG. Personagens de mangás, animes e comics vão invadir o reduto do teatro, a Praça Roosevelt.

Cinema na Virada

Zumbis e personagens de horror do cinema trash ocupam as antigas salas do centro, uma combinação de arrepiar.

Intervenções

Urban Trash Art – resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte – ganha espaço durante o evento. A proposta é transformar o lixo em arte. A dupla tem uma forma poética de enxergar o lixo e através da expressão artística atribuir outro significado para algo que aparentemente está morto, com o qual ninguém se importa mais.

Além disso, o coletivo Bijari participa com criações de arte multimídia na arquitetura do centro velho.

Aguarde: terça-feira, dia 27 de abril, a Prefeitura de São Paulo vai divulgar mais detalhes.

___________________________

Veja também: Virada Cultural Paulista nas cidades do interior

___________________________

Compartilhe: