A fotógrafa da natureza

Por: Keila Baraçal

Isabela Vistue é, em horário comercial, gerente de recursos humanos de uma indústria de vidros da cidade de São Paulo. Nas horas vagas, no entanto, dedica seu tempo a uma tarefa que executa com prazer: tira fotos. O apreço pelas imagens é tanto, que o hobby da fotógrafa vai virar exposição no Jardim Botânico, neste final de semana, a partir das 9h. Ela e outros amantes da fotografia preparam a mostra “Os Infocáveis”. A exposição, que deve ficar exposta em varais pelo local é Catraca Livre – paga-se apenas R$ 3 para entrar no Jardim Botânco. O tema é “Verão” e todos os retratos foram tirados no próprio Jardim Botânico.

arquivo pessoal
Isabela sente prazer ao clicar o Jardim Botânico
Créditos: Picasa 2.7
Isabela sente prazer ao clicar o Jardim Botânico

“Fotografia é o que me tira do mundo, neste contexto complicado de crise”, define. O gosto pela fotografia, apareceu, em 2001, de uma forma inusitada. Como gosta fazer mergulhos pelo mar, sentiu necessidade de mostrar para as pessoas tudo aquilo que via, enquanto estava imersa. “Muitas vezes eu parava de respirar para não perder o foco da foto.” Isabela já passou pelos mares de Fernando de Noronha, Arraial do Cabo e Angra dos Reis. Gosta de fotografar os peixes, sobretudo, as cores que existem no fundo do mar.

Após sair das águas, encontrou um lugar onde também há comunhão com a natureza – o Jardim Botânico, no bairro da Água Funda. “Eu nem sabia que existia um lugar assim em São Paulo.” Começou, então, a fotografar a beleza do espaço. Optou, por ele pelo fato de ser, além de “lindo”, “seguro”. Percebeu, em seguida, que ela não era a única amante das fotos e do local – há outras pessoas como ela. “A gente se encontra semanalmente para fazer as imagens. Nem marcamos nada antecipadamente, apenas aparecemos e clicamos”, explica.

Veja fotografias do Varal de 2007 através do flickr www.flickr.com/photos/varaldosinfocaveis

Veja também algumas fotos que estarão nesta exposição