Fake: Forças Armadas NÃO entregarão comida na posse de Bolsonaro

Post com informação falsa está sendo compartilhado nas redes sociais

Quem achou que as fake news dariam uma trégua após as eleições estava enganado. A nova mentira que tem circulado pelas redes sociais junta uma boa causa, as Forças Armadas e a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Exército brasileiro em cerimônia na Vila Militar, no Rio
Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil
Exército brasileiro em cerimônia na Vila Militar, no Rio

Segundo o post, que tem sido muito compartilhado, as Forças Armadas farão uma seleção de alimentos e os enviarão “às cidades e às pessoas com mais necessidades” no dia da posse, 1º de janeiro de 2019, o que seria “a maior campanha de arrecadação de alimentos da história do Brasil”.

Seria lindo, seria maravilhoso, mas não caia nessa: é uma grande fake news. O próprio Ministério da Defesa teve de se manifestar e esclarecer: “é falsa a informação que as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) farão a distribuição de alimentos oriundos de suposta campanha de arrecadação de itens a ser realizada no dia da posse do presidente eleito. Tal informação vem circulando em mensagens nas redes sociais, dizendo que a campanha contaria com a participação das Forças Armadas, o que não procede. Cabe destacar que a Constituição Federal não prevê este tipo de ação como atribuição das Forças Armadas. Portanto, solicitamos que desconsiderem tal fato e não o compartilhem”.

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, também publicou um tuíte sobre o tema, em que pede que seus seguidores compartilhem a nota do ministério para “evitar transtorno e desinformação para a população”.