Mourão rebate Bolsonaro e diz ter opiniões: 'não sou anencéfalo'

Informar

Fake news: Haddad não disse que fará Lula ser presidente

Um vídeo foi editado para divulgar a informação falsa

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Ricardo StuckertO vídeo compartilhado não é de agora e foi editado para divulgar a informação falsa

Após a definição do segundo turno das eleições presidenciais, começou a circular na internet um vídeo em que o candidato Fernando Haddad (PT) supostamente diz que “vai fazer do Lula presidente e subir a rampa com ele dia 1º de janeiro”. Os internautas que compartilharam o post afirmam que ele foi feito nesta segunda-feira, 8, um dia depois do primeiro turno.

“Olha o que o Haddad falou hoje ao sair da PF de Curitiba! Promessa de campanha: o Lula subir a rampa com ele em 01.01.19! Isso é uma afronta aos brasileiros de bem”, explica a legenda de um post no Twitter. Embora o vídeo seja verdadeiro, está totalmente fora de contexto, pois não foi gravado agora, mas sim quando Lula era candidato a presidente. A informação, então, é mais uma fake news.

Félix Maier on Twitter

Olha o que o Haddad falou hoje ao sair da PF de Curitiba! Promessa de campanha: o Lula subir a rampa com ele em 01.01.19! Isso é uma afronta aos brasileiros de bem! #PTNuncaMais https://t.co/AkGmGivYIm

No trecho divulgado do vídeo, Haddad faz a seguinte declaração: “Campanha, fazer do Lula nosso presidente, subir a rampa com ele no dia 1º de janeiro. Fazer o país resgatar sua dignidade, sua esperança, seus sonhos há tão pouco abandonados e que vão ser resgatados por essa grande liderança que é o presidente Lula. A gente está muito feliz de estar reunido em torno dele, todos os progressistas do país querendo que ele volte a nos governar a todos, a nos liderar a todos. Se Deus quiser a justiça vai ser feita e ele vai estar entre nós. Um abraço pra vocês”.

No entanto, o vídeo é uma cópia editada da gravação de 6 de agosto de 2018, quando o PT anunciou Haddad como vice de Lula, e publicado no perfil do ex-residente no Facebook. Nele, o ex-prefeito de São Paulo diz:

“Acabamos de montar as coligações em torno da candidatura do Lula. Já temos Pros e PCdoB conosco, PCO apoiando e chapa montada, vai a registro amanhã. Aí nós vamos dia 15 levar para o TSE e eu tenho certeza de que o povo brasileiro está cada vez mais engajado nesta campanha, fazer do Lula nosso presidente, subir a rampa com ele no dia 1º de janeiro. Fazer o pais resgatar sua dignidade, sua esperança, seus sonhos há tão pouco abandonados e que vão ser resgatados por essa grande liderança que é o presidente Lula. A gente está muito feliz de estar reunido em torno dele, todos os progressistas do país querendo que ele volte a nos governar a todos, a nos liderar a todos. Se Deus quiser a justiça vai ser feita e ele vai estar entre nós. Um abraço pra vocês.”

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

As 10 piores Fake News contra Bolsonaro, Haddad, Ciro e Lula

Compartilhe: