FAKE NEWS: Post compara mortes por covid-19 com tuberculose e dengue
Por algum motivo, internautas estão achando inteligente a ideia de minimizar o impacto do novo coronavírus no Brasil, mas não passa de um grande tiro no pé
Por algum motivo ainda desconhecido, internautas tentam minimizar os efeitos da pandemia da covid-19 no Brasil e no mundo por meio da disseminação de fake news nas redes sociais. A doença, que já matou mais de 100 mil pessoas no planeta e mais de 1 mil no país, tem sido enfrentada com seriedade e temor pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela maioria dos chefes de estado de todo o mundo. Menos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Apoiadores do presidente disseminaram uma fake news que foi bastante compartilhada no Facebook. A notícia dizia que, na última semana, o novo coronavírus havia vitimado 48 pessoas no Brasil, enquanto que a tuberculose teria deixado 110 mortos e a dengue, 159. A publicação ainda pede para as pessoas “acordarem e desligarem a rede Globo”.
Brasil pode enfrentar 3 epidemias ao mesmo tempo
- MPox, Coqueluche e dengue: como evitar essas doenças no Brasil
- Cartilha ensina internautas a detectar fake news e evitar desinformação
- Ministério da Saúde investiga 4 mortes suspeitas de febre oropouche
- Saiba se é possível ter dengue e covid ao mesmo tempo
Obviamente (pelo menos para quem tem acompanhado as notícias de forma séria), isso não passa de fake news.
As primeiras postagens que divulgavam esse dado foram publicadas no Facebook no dia 25 de março — naquela data, eram 57 registros de óbito pela covid-19 no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Esse número foi atingido após oito dias, já que a primeira morte relacionada ao coronavírus foi contabilizada no dia 17 de março.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
Nesta sexta-feira, 10, o número de mortes pela covid-19 no Brasil já é 22 vezes maior do que o mencionado no post do Facebook, chegando à marca de 1.056.
As postagens no Facebook alegam ainda que foram registradas 159 mortes por dengue na semana do dia 25 de março. Mas nem mesmo se levarmos em conta registros do ano inteiro os casos de óbito pela doença chegam a esse número. Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, do dia 29 de dezembro de 2019 até o dia 28 de março de 2020 haviam sido confirmados 148 óbitos por dengue no país.
No site do Estadão, você pode conferir todos os números a respeito das mortes de dengue e tuberculose no Brasil.