FILE lança prêmio internacional

Por: Redação

Estão abertas as inscrições para o File Prix Lux, prêmio internacional destinado a profissionais na área das linguagens eletrônico-digitais, até 5 de março, pelo site www.fileprixlux.org. Trata-se de uma iniciativa inédita na América Latina que valoriza a arte do século XXI, viabilizada pela primeira vez pelo Santander por meio da Lei Rouanet de incentivo à Cultura.

O Prêmio reúne as categorias: Arte Interativa, Linguagem Digital e Sonoridade Eletrônica (primeiro lugar, segundo lugar e cinco menções honrosas para cada categoria). Os 21 vencedores serão contemplados com aportes em dinheiro, no valor total de R$ 285 mil reais. Além da seleção do júri, haverá votação popular feita por meio do site do File Prix Lux.

A premiação ocorrerá em 26 de julho de 2010, juntamente com a abertura da exposição, em São Paulo. Os projetos não contemplados com a premiação também poderão participar do File 2010 caso aceito pelo comitê julgador.

FILE
Fstival Internacioanal de Linguagem Eletrônica

Sobre o File
O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) é uma organização cultural sem fins lucrativos que tem por meta divulgar e desenvolver as artes, tecnologias e pesquisas científicas, por meio de exposição, debates, palestras e cursos.

O Festival promove todos os anos um ponto de encontro no Brasil de profissionais da área das artes e das novas mídias internacionais. O FILE contribui para uma reflexão atual sobre as principais questões do universo eletrônico-digital contemporâneo, reunindo trabalhos de webart, netart, inteligência artificial, móbile art, animação computadorizada, inovação, realidade aumentada, software art, além de games, filmes interativos, instalações de arte eletrônica e robótica em salas interativas e imersivas.