Fumaça de queimadas no Pantanal pode causar ‘chuva escura’ em SP

Além da chance de chuva escura, há ainda a possibilidade de que o céu tenha tons alaranjados durante o dia.

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A chegada de uma frente fria no litoral de São Paulo pode trazer parte da fumaça das queimadas no Pantanal para o Estado e provocar uma ‘chuva escura’ entre esta sexta-feira, 18, e domingo, 20.

O fenômeno ocorre quando o vento traz a fumaça das queimadas e incêndios florestais até uma área onde existem nuvens de chuva.

Pantanal
Crédito: Reprodução/TV GloboFumaça de queimadas no Pantanal encobrem Cuiabá (MT)

De acordo com o Climatempo, além de São Paulo, é possível que a camada de fumaça encubra também áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e do centro-sul de Minas Gerais.

No último final de semana, a chuva de coloração escura ocorreu em regiões do Rio Grande do Sul.

O fenômeno da chuva escura ocorreu em agosto de 2019 na cidade de São Paulo provocado na ocasião pelas queimadas que ocorriam na Amazônia.

Pôr do sol alaranjado

A frente fria quem vem do Mato Grosso do Sul também deve provocar o efeito de sol alaranjado. “O aumento da cobertura de fumaça vai favorecer a maior interação do material particulado com a luz do sol, aumentando as chances de termos aqueles tons alaranjados, avermelhados, no pôr do sol no estado de São Paulo.

Com o aumento das condições para chuva no fim de semana, associada a frente fria sobre a região Sudeste, o efeito da camada de fumaça será menos perceptível. Esta frente fria deve provocar chuva em todo o estado de São Paulo durante o próximo fim de semana, 19 e 20 de setembro.

Compartilhe: