Galinha Pintadinha supera recorde de Rihana no YouTube

Que a Galinha Pintadinha é um fenômeno de audiência ninguém duvida. No entanto, essa semana, o canal brasileiro conquistou uma marca surpreendente: tornou-se o maior do YouTube, superando grandes nomes internacionais da música.

Com dois clipes, “Coelhinho da Páscoa” e “Fui à Espanha” que já ultrapassam a marca de 100 milhões de visualizações, a personagem brasileira completou 30 vídeos, ocupando assim o primeiro lugar. Ao alcançar esta marca, quebrou recordes mundiais como de Rihanna (até então a recordista, com 29 vídeos), Taylor Swift (27) e Justin Bieber (25).

Em número de inscritos, o canal oficial da Rihanna ainda supera o da animação brasileira: a cantora tem 26 milhões de inscritos (é o 12º canal com mais inscritos na plataforma) enquanto a Galinha tem 9,6 milhões. Entretanto, alguns hits como “Pintinho Amarelinho”, “A Baratinha”, “Parabéns da Galinha Pintadinha” e “Mariana” já superaram alguns dos clipes mais famosos da cantora, como “Diamonds“, “Work“, “We Found Love” e “What’s My Name“.

O canal brasileiro virou fenômeno entre as crianças e vem, desde 2006, quebrando recordes e atingindo um público cada vez maior.
O canal brasileiro virou fenômeno entre as crianças e vem, desde 2006, quebrando recordes e atingindo um público cada vez maior.

A Galinha Pintadinha foi criada em 2006 pelos empresários Juliano Prado e Marcos Luporini, quando os dois não puderam comparecer a uma reunião de produtores e publicaram o material no Youtube. Seis meses depois, a surpresa: o vídeo tinha ultrapassado as 500 mil visualizações, um número expressivo para a época.

A Academia Americana de Pediatria (AAP), um dos órgãos referência mundial no campo da saúde infantil, faz orientações diretas sobre a relação de crianças pequenas com TVs, smartphones, tablets e computadores: o contato com qualquer tipo de tela não é recomendável a crianças menores de 18 meses. O alcance impressionante de um produto como a Galinha Pintadinha reforma a importância de pais, cuidadores e educadores minimizarem sobre formas de evitar a hiperexposição tecnológica.

O objetivo da empresa é cativar crianças de zero a seis anos, o que fere a recomendação da AAP de evitar telas até os dois anos, e reforça a importância da presença constante dos pais nos hábitos digitais da criança maior: “Somos considerados os primeiros personagens na vida dos bebês, e nosso público está sempre se renovando, afinal, são 233 mil bebês nascidos por mês no Brasil” – apontou Miguel Moreira, gerente da Bromelia Produções, que gerencia a marca Galinha Pintadinha.

A marca está entre as 150 maiores do mundo em licenciamento, ocupando a 89ª posição, ao atingir o valor de US$ 300 milhões em produtos vendidos. As músicas não estão só em português, mas também em inglês, espanhol, italiano, francês e japonês.

O canal oficial da marca em português já foi eleito como o mais acessado do YouTube no Brasil, com mais de sete bilhões de views e com mais de nove milhões de inscritos, batendo o próprio recorde de visualizações da plataforma: 14 milhões em um único dia.

Abaixo, os vídeos de maior popularidade no canal da Galinha Pintadinha:

1. “Pintinho Amarelinho“, com mais de 522 milhões de visualizações
2. “Galinha Pintadinha“, com mais de 482 milhões de visualizações
3. “A Baratinha“, com mais de 436 milhões de visualizações
4. “Parabéns da Galinha Pintadinha“, com mais de 405 milhões de visualizações
5. “Mariana“, com mais de 319 milhões de visualizações

Leia mais: