Guardas municipais agridem morador de rua idoso com cachorra no colo

Após um vídeo da ação truculenta viralizar nas redes sociais, o prefeito de São José dos Campos rechaçou a conduta dos agentes públicos

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Três agentes da Guarda Municipal de São José dos Campos, interior de São Paulo, agrediram um idoso morador de rua com sua cachorra no colo e geraram revolta nas redes sociais, nesta segunda-feira, 10.

guarda idoso cachorra
Crédito: Reprodução/InstagramGuardas municipais agridem morador de rua idoso com cachorra no colo

Nas imagens é possível ver a forma truculenta com a qual o homem identificado como Jadir foi abordado. O morador de rua idoso teria tentando entrar no Mercadão Municipal da cidade com sua cachorra, Belinha e ao ser impedido jogou um café contra o guarda.

Em um momento, a cachorra, que estava no colo de Jadir, cai no chão. O vídeo foi postado por Esdras Andrade, ativista da causa animal, que se ofereceu para fornecer assistência jurídica ao homem. Jadir foi levado para a delegacia e liberado em seguida.

Até o momento da publicação desta matéria, o vídeo tinha mais de 167 mil curtidas e diversas críticas á conduta dos policiais.

View this post on Instagram

Acredito que todos vocês que moram aqui em São José dos Campos-SP conheçam o senhor Jadir e sua cachorrinha Isabella, inclusive a poucos meses fora feita uma campanha para tirá-los da rua e deu certo, porém hoje por volta das 10hs da manhã ele passou por tal situação no centro da cidade, as pessoas que filmaram, que trabalham próximo ao local me disseram que ele não fez absolutamente nada para passar por tamanho constrangimento, até então o motivo foi ele estar pedindo dinheiro, aparentemente o levaram sem a Isabella (sua cachorrinha) e ainda não sei onde e com quem ela está, pois nota-se no vídeo que ao tentarem tirá-la dele a força ela acaba caindo no chão e sai correndo com medo! O real motivo só saberemos com mais informações trazidas por ambas partes e mais filmagens, seja de câmeras das lojas do calçadão ou do COI. Tenho uma admiração por toda e qualquer instituição pública que sirva para defender os cidadãos de bem, mas não posso admitir nem aceitar tamanha troglodilagem com um idoso e uma cachorrinha idosa, nota-se também que o calçadão inteiro estava ao lado do senhor Jadir, que as pessoas pediam para filmarem aquilo, pediam para os agentes o soltarem, mas sem sucesso! Queremos uma explicação plausível para tal ato senhor Felicio Ramuth SENHOR JADIR E ISABELLA, VOCES NÃO ESTÃO SOZINHOS. ELE ESTÁ SOZINHO NA DELEGACIA, SEM ADVOGADO, E NINGUÉM SABE ONDE ESTÁ A CACHORRINHA!! MAS ESTAMOS INDO PRA LÁ!!!!!!

A post shared by Esdras Andrade Araujo (@esdrasandradeoficial) on

Ao ver o vídeo, o idoso ficou mais preocupado com sua cachorrinha com o que havia acontecido com ele.

O vídeo foi parar na internet e viralizou, nesta segunda-feira. Com a repercussão, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, pediu desculpas pelo ação truculenta da Guarda Municipal. Segundo ele, o dono da cachorra teria jogado café em um dos guardas, após ser impedido de entrar com o animal no mercado. O chefe do executivo municipal reconheceu que mesmo sendo verdadeira esta versão, não já justificativa para tamanha violência contra um idoso.

Confira a repercussão nas redes sociais: