Instituto Sergio Motta e Casa da Cultura Digital discutem a arte digital brasileira

O videoartista Otavio Donasci e Giselle Beiguelman, diretora artística do ISM, farão o primeiro bate-papo na Casa da Cultura Digital no dia 17 de junho

divulgação
Casal CristalMasks por Otávio Donasci

Começa no dia 17 de junho, a partir das 19h30, o Pioneiros da Arte Digital.BR – uma série de exposições on-line e encontros com artistas que tem como objetivo mapear e colocar em evidência a arte digital brasileira. Neste primeiro evento, os 30 anos das videocriaturas de Otavio Donasci serão abordados em um bate-papo entre o artista e Giselle Beiguelman (Diretora Artística do Instituto Sergio Motta). Haverá ainda a projeção de imagens e vídeos e a apresentação de uma videocriatura, tudo transmitido em streaming pelo blog do projeto.

A série Pioneiros da Arte Digital.Br, fruto de parceria entre o Instituto Sergio Motta e a Casa da Cultura Digital, se estende até 2011, com encontros mensais e estudos publicados on-line sobre artistas de perfis variados, como Augusto de Campos, Letícia Parente, Eder Santos, Fausto Fawcet e Mangue Beat. Todos fundamentais para a compreensão da arte digital brasileira.

Estes encontros são parte de um projeto de pesquisa das duas instituições envolvidas, o ArteDigital.BR.  O objetivo é situar a criação relacionada à artemídia no campo da história da arte, além de desenvolver metodologias para dar conta da especificidade dessa produção, muitas vezes incompatível com os processos de arquivamento e processamento em coleções museológicas tradicionais.

”O Brasil é hoje um país relevante no panorama global da cultura digital mas, no que diz respeito à memória das práticas relacionadas a essa produção, o que se vê é a ausência de referências. E não só em arquivos, museus e bibliotecas, mas também na Internet, o que é mais grave”, diz Giselle Beiguelman.

O projeto é uma parceria do Instituto Sergio Motta e da Casa de Cultura Digital.

Mais informações sobre o Artedigital.br

www.culturadigital.br/artedigitalbr

Por Redação