Jornalista esportiva revela assédio de jogador e machismo na TV

"Passou a mão no meu peito", contou Renata Cordeiro em entrevista ao UOL Esporte

A jornalista Renata Cordeiro
Créditos: Reprodução / Fox
A jornalista Renata Cordeiro

Em entrevista ao UOL Esporte, a jornalista Renata Cordeiro, que já trabalhou no SBT, Sportv, Bandeirantes, Record e Fox Sports, relatou que foi assediada por um jogador na televisão e ainda afirmou que há muito machismo na área esportiva.

Segundo a jornalista, a beleza das profissionais está se sobressaindo ao conteúdo, principalmente na TV. “A gente passa por isso muitas vezes e eu nunca permiti, por exemplo: ‘sh, usa uma saia mais curta na apresentação do programa’, ‘ah, faz uma matéria de biquíni’… Não, eu não vou fazer, eu não estou vendendo o meu corpo, eu estou vendendo a minha capacidade profissional, o meu conteúdo profissional, então eu acho isso muito importante”, declarou.

Em relação aos casos de assédio sexual, Renata contou que ocorreu duas vezes no programa de Milton Neves, na TV Record. “Um atacante do Corinthians passou a mão no meu peito, foi horrível. E por incrível que pareça eu não lembro o nome dele. Foi um cara que até brilhou uma época no Corinthians, fez alguns gols, e depois desapareceu, escafedeu-se. Ele veio se despedir de mim e, como se ele fosse pegar no meu braço, ele passou a mão no meu peito”, disse.

“Eu achei que ele tinha feito sem querer, e eu pensei: ‘ah, numa boa, acontece, a pessoa pode esbarrar, normal’, enfim… Aí na segunda vez, por prevenção, eu botei um casaco por cima, só nos ombros, e ele veio por dentro e passou a mão de novo, como se nada houvesse, aí eu pensei: ‘cara, que chato'”, completou ela.

A jornalista também falou sobre uma discussão com outro jogador que reclamou que ela opinava demais. “Eu fiquei olhando para ele e: ‘Ué. Eu estou aqui para quê, né’? E tem outro preconceito que eu acho que a mulher sofre, e isso é uma constante: a mulher tem que ser jovem, tem que ser magra e tem que ser bonitinha. O homem pode ser careca, barrigudo, com dente torto [risos], o que seja. Mas a mulher, não”, afirmou sobre o episódio de machismo.

Renata saiu da Fox em junho de 2017 após seu contrato acabar. “A Fox não me demitiu, ela simplesmente não me deu um telefonema para dizer ‘olha, acabou o seu contrato’, ou ‘não acabou’. Não disse nada, absolutamente nada. Bonito, né? Eu fiquei muito chateada, fiquei uma semana de cama”, explicou.

Confira a entrevista na íntegra.