Jovens protestam contra desmonte da política ambiental de Bolsonaro

A manifestação da ONG Engajamundo ocorreu durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW), em Salvador

Por: Heloisa Aun
ação da ONG engajamundo contra políticas de meio ambiente do governo
Crédito: Kinda Silva / EngajamundoNa analogia, os três macacos mensageiros foram representandos pelo Inpe, governo e Ibama

Jovens da ONG Engajamundo fizeram uma ação no início da tarde desta terça-feira, 20, contra a censura do governo de Jair Bolsonaro (PSL) ao Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), órgão responsável pelo monitoramento do desmatamento na Amazônia, e em repúdio ao desmonte do Ibama. A manifestação dos voluntários ocorreu durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW), em Salvador (BA).

Na intervenção, foi feita uma analogia com os três macacos mensageiros (o que não fala, o que não vê e o que não ouve), sendo cada um representado, respectivamente, pelo Inpe, pelos órgãos ambientais (neste caso, o Ibama) e pelo Governo Federal.

“Pensamos nessa ação para expôr nossa indignação perante tentativas do governo de impedir a divulgação dos dados sobre o desmatamento pelo Inpe, e que, ao calar essa instituição, continua com a propagação de fake news e encobre a destruição de nossas matas e florestas”, explica Eduarda Binder, de 19 anos, uma das coordenadoras do Engajamundo.

“É primordial que continuemos nos mostrando enraivecidos diante de tal postura do governo, que está simplesmente mentindo e omitindo informações que deveriam ser públicas, e assim se mostrando não democrático. O desmatamento de nossas florestas é um problema grave e urgente, e a juventude não deixará de lutar para que ela cesse”, completa a ativista, que participou da ação em Salvador representando o Ibama.

ação da ONG engajamundo
Crédito: Kinda Silva / EngajamundoVoluntários protestam contra desmonte dos órgãos ambientais

O Inpe divulgou dados no início deste mês sobre o aumento do desmatamento na Amazônia Legal. Em seguida, Bolsonaro declarou que as informações do órgão eram mentirosas e estavam a serviço de ONGs. O instituto é um centro de pesquisas altamente respeitável, sendo referência internacional de monitoramento.

Após defender os números disponibilizados, o então diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi exonerado pelo Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

A crítica da ONG também se estende ao desmonte dos órgãos de controle e à fiscalização de áreas protegidas, pois, desde o início do governo atual, os investimentos na área ambiental foram baixíssimos, inviabilizando a autonomia dos técnicos e flexibilizando as multas por crimes ambientais.

Semana do Clima

A LAC Climate Week acontece entre os dias 19 e 23 de agosto em Salvador, na Bahia. O evento regional integra a Convenção Quadro do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo das semanas regionais é inspirar indivíduos e organizações a se tornarem parte do movimento criado pelo acordo climático global em Paris.

Para isso, diversas partes interessadas, dos setores público e privado, se reúnem e trocam experiências com soluções práticas a partir do contexto regional sobre a crise climática.

Por: Heloisa Aun

Repórter de Cidadania na Catraca Livre. ("nossas costas / contam histórias / que a lombada / de nenhum livro / pode carregar" - Rupi Kaur)

1
A repercussão dos ataques machistas à jornalista Patrícia Campos Mello
No final da última semana, Hans River do Rio Nascimento foi chamado para prestar depoimento na CPMI das Fake News. …
2
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
3
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
4
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
5
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
6
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
7
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
8
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …