Como estimular a linguagem e a comunicação dos bebês

Do nosso parceiro Laboratório de Educação.

A linguagem e a comunicação são elementos muito importantes na construção dos saberes e da sociabilidade de uma criança. Esse é um processo que precisa começar cedo, antes mesmo que ela aprenda a falar, efetivamente. Mas como estimular a comunicação nessa fase?

Está aí um desafio. “Ela não sabe como se fazer entender, e cabe ao adulto saber fazer perguntas que ajudem essa comunicação avançar” – defende um post do blog Laboratório de Educação.

Estimular a comunicação desde cedo é muito importante para o desenvolvimento dos bebês.

Como não sabem ainda falar, a melhor maneira de conduzir esse processo de aprendizado é apresentando referências concretas por meio de ações como apontar ou pegar objetos, ou questioná-las – perguntas do tipo: “você quer isto ou aquilo?”.

“Nessa fase, as crianças compreendem perguntas objetivas, que pedem respostas como ‘sim’, ‘não’, ou escolha entre opções (maçã ou banana? leite ou suco?)”, explica o texto. É sempre bom oferecer alterativas – isso ou aquilo, ao invés de elaborar perguntas que exijam respostas mais complexas.

O post continua: “Quando as vocalizações, expressões faciais e gestos do bebê são comunicativos, intencionais (querem expressar algo) e convencionais (repetem-se em contextos semelhantes, embora não sejam utilizadas socialmente) são chamadas de verbalizações”.

Os pais podem trabalhar a linguagem e comunicação com os filhos, ainda antes de começarem a falar.

O bebê, nos primeiros 18 meses, vai responder aos questionamentos dos adultos apenas com gestos, vocalizações e etc. Por meio desses sinais, ele se comunica com as pessoas, com o mundo e, assim, vai desenvolvendo sua própria linguagem.

Estimule o seu bebê e seja, para ele, uma ferramenta de estímulo e aprendizado. Para conferir o post completo, clique aqui e acesse.

Leia mais:

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …