Máquinas trocam garrafa PET por créditos no Bilhete Único e desconto na conta de luz

Por: Redação | Comunicar erro

Uma ação sustentável e gentil com o meio ambiente tem chamado a atenção de usuários do transporte público em São Paulo. Várias máquinas instaladas em estações de metrô, terminais de ônibus e shopping centers recebem garrafas PETs e latinhas e, em troca, dão crédito no Bilhete Único. A ideia é evitar que esses materiais sejam descartados de maneira errada e ainda conscientizar as pessoas sobre a importância de reciclar.

Idealizada pela Triciclo, a Retorna Machine funciona de um jeito muito simples: basta o usuário se cadastrar no site do projeto, levar o recipiente reciclável , inserir na máquina e esperar ela gerar pontos. Cada garrafa de PET vale 10 pontos, enquanto a latinha vale 15. A cada 100 pontos, o usuário pode resgatar R$0,35 em crédito no Bilhete Único.

A gratificação também pode ser convertida em descontos na conta de luz e pontos no programa fidelidade da livraria Saraiva. É possível acompanhar o saldo na própria máquina ou no site do projeto.

A primeira máquina desse tipo foi instalada em setembro, no Metro da Sé.  Outras quatro estão no Shopping Santa Cruz, no Emporium São Paulo, no Shopping Butantã e no Terminal Tietê. Até o fim deste ano, mais 15 vão se espalhar pela cidade. Ao todo, elas terão capacidade de coleta estimada em 20 mil unidades diariamente.

Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo

 

 

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …