Máquinas trocam garrafa PET por créditos no Bilhete Único e desconto na conta de luz

Por: Redação | Comunicar erro

Uma ação sustentável e gentil com o meio ambiente tem chamado a atenção de usuários do transporte público em São Paulo. Várias máquinas instaladas em estações de metrô, terminais de ônibus e shopping centers recebem garrafas PETs e latinhas e, em troca, dão crédito no Bilhete Único. A ideia é evitar que esses materiais sejam descartados de maneira errada e ainda conscientizar as pessoas sobre a importância de reciclar.

Idealizada pela Triciclo, a Retorna Machine funciona de um jeito muito simples: basta o usuário se cadastrar no site do projeto, levar o recipiente reciclável , inserir na máquina e esperar ela gerar pontos. Cada garrafa de PET vale 10 pontos, enquanto a latinha vale 15. A cada 100 pontos, o usuário pode resgatar R$0,35 em crédito no Bilhete Único.

A gratificação também pode ser convertida em descontos na conta de luz e pontos no programa fidelidade da livraria Saraiva. É possível acompanhar o saldo na própria máquina ou no site do projeto.

A primeira máquina desse tipo foi instalada em setembro, no Metro da Sé.  Outras quatro estão no Shopping Santa Cruz, no Emporium São Paulo, no Shopping Butantã e no Terminal Tietê. Até o fim deste ano, mais 15 vão se espalhar pela cidade. Ao todo, elas terão capacidade de coleta estimada em 20 mil unidades diariamente.

Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo

 

 

Compartilhe:

1 / 8
1
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
2
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
3
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
4
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
5
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
6
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
7
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
8
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …