Máquinas trocam garrafa PET por créditos no Bilhete Único e desconto na conta de luz

Por: Redação | Comunicar erro

Uma ação sustentável e gentil com o meio ambiente tem chamado a atenção de usuários do transporte público em São Paulo. Várias máquinas instaladas em estações de metrô, terminais de ônibus e shopping centers recebem garrafas PETs e latinhas e, em troca, dão crédito no Bilhete Único. A ideia é evitar que esses materiais sejam descartados de maneira errada e ainda conscientizar as pessoas sobre a importância de reciclar.

Idealizada pela Triciclo, a Retorna Machine funciona de um jeito muito simples: basta o usuário se cadastrar no site do projeto, levar o recipiente reciclável , inserir na máquina e esperar ela gerar pontos. Cada garrafa de PET vale 10 pontos, enquanto a latinha vale 15. A cada 100 pontos, o usuário pode resgatar R$0,35 em crédito no Bilhete Único.

A gratificação também pode ser convertida em descontos na conta de luz e pontos no programa fidelidade da livraria Saraiva. É possível acompanhar o saldo na própria máquina ou no site do projeto.

A primeira máquina desse tipo foi instalada em setembro, no Metro da Sé.  Outras quatro estão no Shopping Santa Cruz, no Emporium São Paulo, no Shopping Butantã e no Terminal Tietê. Até o fim deste ano, mais 15 vão se espalhar pela cidade. Ao todo, elas terão capacidade de coleta estimada em 20 mil unidades diariamente.

Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo
Foto: divulgação/Triciclo

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …