Márcio Canuto surge em aplicativo de sexo para provar ‘fake news’

Globo criou montagem com foto do jornalista para ensinar público a não cair em boatos

Márcio Canuto apareceu em montagem de app de relacionamento no “SP1”
Créditos: Reprodução/TV Globo
Márcio Canuto apareceu em montagem de app de relacionamento no “SP1”

Quando você pensa que Márcio Canuto já fez de tudo na TV Globo, ele vem e apronta mais uma! No “SP1” desta quarta-feira, 1º, o repórter topou virar um “bonitão do Tinder” – aplicativo de relacionamento – para ensinar como as “fake news” podem enganar quem usa este tipo de rede social.

O jornalista apareceu na foto montagem com uma peruca de topete grisalho e tinha como descrição do seu perfil “Mestre de Bateria”. E mentiu até a idade: 50 anos, sendo que ele tem 72. “Olha eu em um site de relacionamento com essa aparência! Bonitão! Eu nunca nem passei perto de um site desse!”, disse ele.

Para completar a reportagem, Canuto mostrou um designer editando a foto para montar um perfil falso na rede social.

A ideia da matéria era orientar o público a não cair em boatos.

Outras situações inusitadas foram criadas com o jornalista, como recebendo o Oscar e fazendo a famosa selfie com os artistas na premiação. O registro, inclusive, foi parar no Instagram oficial de Canuto. Confira abaixo:

Orientações

Com todos os acontecimentos políticos que tivemos no Brasil nos últimos anos, as fake news têm se tornado um problema cada vez mais sério. Na última semana, por exemplo, houve um boato de que a pedofilia entraria para a sigla LGBT, o que foi compartilhado por pessoas públicas como Carlos Bolsonaro e Danilo Gentili e que, claramente, era mentira.

Esse tipo de informação falsa pode ser muito perigosa, principalmente em períodos importantes, como a eleição. Por isso é extremamente importante que a gente verifique os conteúdos que reproduzimos por aí.