Movimento pede abertura das bibliotecas

Apenas duas bibliotecas municipais da cidade abrem aos domingos

Por: Keila Baraçal

Apenas duas das mais de 20 bibliotecas municipais de São Paulo funcionam aos domingos, das 9h às 16h. Os dados, fornecidos pela Secretaria Municipal de Cultura mostram a biblioteca do Centro Cultural São Paulo, no Paraíso, e a Viriato Corrêa, na Vila Mariana, funcionam neste esquema. As outras ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 9h às 16h.

Por causa disso, começa a surgir na cidade um movimento em favor de todas as bibliotecas ficarem abertas aos domingos e feridos, principalmente as unidades da periferia. “Muitos leitores e usuários só teriam tempo aos domingos para freqüentar a biblioteca. Mas não o fazem por falta de oportunidade”, diz Oded Grajew, coordenador do Movimento Nossa São Paulo, que encabeça a ação.

A Prefeitura de São Paulo afirma, no entanto que, há duas unidades em funcionamento na cidade. A experiência acontece em caráter experimental, haja visto que em, pelo menos um dia da semana, os locais precisam ser fechados para manutenção.

CEUS

A Secretaria de Educação informou que a rede municipal de ensino possui bibliotecas em todos os CEUs ( Centro Educacional Unificado) da cidade de São Paulo. “O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 7h às 22h e sábado, domingo e feriados das 8h às 20h.”