Mulher pula de carro em movimento, após ser estuprada

Na manhã de ontem, 9, uma câmera de segurança registrou mais uma cena de violência contra a mulher na cidade de São Paulo. Aconteceu na região da Penha, zona leste, a vítima foi flagrada saltando de um carro em movimento e pedindo ajuda para outros motoristas que passavam pela rua.

A mulher acabava de ser estuprada e estava sendo levada para fazer saques bancários. Desesperada, ela pulou do carro em movimento e conseguiu auxilio de outro veículo que vinha sentido contrário.

Os policiais levaram a moça para o Hospital Ermelino Matarzzo. Em depoimento, ela relatou que foi abordada pelo agressor no momento que chegava em casa. Ele a rendeu, assumiu o volante do carro e dirigiu para um local distante onde cometeu o crime de estupro, logo após a ameaçou de morte e partiu para conseguir mais dinheiro. Foi nesse momento que a mulher tomou a decisão de pular do carro mesmo em movimento. As imagens podem ser assistidas no site do G1. 

Após ser estuprada, mulher pula de carro em movimento com medo de ser assassinada
Após ser estuprada, mulher pula de carro em movimento com medo de ser assassinada

O que fazer caso eu seja vítima de estupro?

  • Chame a polícia ou vá até uma delegacia, imediatamente.
  • Será feito um Boletim de Ocorrência e você será encaminhada, em seguida, a um hospital para realizar exames e receber medicamentos para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (como a AIDS), além de receber a pílula do dia seguinte para evitar gravidez.
  • O BO logo após o crime é importante para que seja feito o exame de corpo de delito (realizado por um médico(a) no Instituto Médico Legal — IML). Por essa mesma razão, não é recomendável que a vítima tome banho após o ocorrido, pois isso pode impedir a coleta de algumas provas importantes para a investigação e posteriormente para o processo criminal (ex: identificação da presença de sêmen o que pode auxiliar até na identificação do autor). Além disso, é importante guardar as roupas usadas no momento do crime para coleta de provas.
  • Há casos em que a vítima precisa ser encaminhada diretamente ao hospital por estar machucada. Em casos assim, recomenda-se que a vítima passe por cuidados médicos e depois realize o boletim de ocorrência.
  • Nos casos em que houve o uso de drogas como o “Boa Noite Cinderela” é importante que a vítima faça o Exame Toxicológico (através de exame de sangue e urina) em no máximo 5 dias após a ingestão.
  • Veja mais situações de como agir em caso de estupro ou assédio