No dia do cinema nacional, você encontra opções gratuitas

Por: Keila Baraçal

Confira as dicas que o Catraca Livre separou para sessões desta quarta-feira, 5

Atenção, cinéfilos de plantão. A data desta quarta-feira, 5, é dedicada para a comemoração do Dia do Cinema Nacional. Embalados pela produção de “Carlota Joaquina” (Carla Camurati) – que marcou a retomada do cinema brasileiro, em 1995, películas como “Central do Brasil” (Walter Salles), “O Auto da Compadecida” (Guel Arraes), “Carandiru” (Hector Babenco) e “Tropa de Elite” (José Padilha), também passaram a fazer parte desta nova história. E, para celebrar a retomada das tramas brasileiras nas telonas, o Catraca Livre preparou algumas sugestões de histórias nacionais e não-nacionais – a maioria, gratuita.

Carlota Joaquina: um dos filmes mais importantes da década de 90

Marieta Severo, Débora Falabella, Rodrigo Santoro, entre outros fazem parte do filme “A Dona da História”, que será exibido gratuitamente, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), zona norte da capital, a partir das 20h. A história conta a vida de uma dona de casa que pára para pensar na sua vida. O CCJ fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641. Informações: (11) 3984-2466.

Quem estiver perto da Vila Mariana, a Cinemateca Brasileira oferece gratuitamente o Ciclo de Cinema Português. O programa, feito em parceria com o Instituo Camões/ Embaixada de Portugal, está preparado para exibir filmes portugueses que foram produzidos a partir dos anos 90. “Ossos”, “O milagre segundo Salomé” e “Tarde demais”, foram alguns dos temas escolhidos para a mostra. Outros filmes poder ser vistos, programação neste link.

A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207. Informações: (11) 3512 6111 (r. 215) – perto da estação Vila Mariana do Metrô.

Na região Central, mais especificamente na Galeria Olido, será exibido o filme norte-americano “Ser ou Não Ser”, às 19h. A trama se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Na Polônia, um grupo de atores é feito de refém dos nazistas. A sessão vale R$1. Informações: (11)3334-0001. A galeria fica na avenida São João, 473, Centro – perto da estação República do Metrô. Outras informações sobre cinema, visite nossa agenda.