Projeto da UFRJ de combate às notícias falsas recebe investimento

O Observatório da Indústria da Desinformação será impulsionado com verba aprovada pelo Ministério da Justiça

Projeto do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Observatório da Indústria da Desinformação e seu impacto nas relações de consumo, ganhou um aporte financeiro do Ministério da Justiça e Segurança Pública de R$ 1.999.998, 97 para identificar e combater as fake news.

Projeto da UFRJ de combate às notícias falsas recebe investimento

Os recursos, provenientes do Fundo de Direitos Difusos da Secretaria Nacional do Consumidor (FDD/Senacon), serão direcionados para a iniciativa que visa fornecer subsídios para aprimorar as políticas públicas voltadas contra a disseminação de notícias falsas e à proteção dos consumidores no cenário digital, em especial nas redes sociais

Esse projeto é uma colaboração entre o NetLab e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), e busca por conceituar, mapear e colher evidências científicas relacionadas a campanhas e anúncios que operam com influência nas redes.

A finalidade é monitorar as táticas de marketing e as artimanhas propagandísticas que visam enganar os consumidores.

“Isso já tem se tornado um problema que está sendo mapeado em diversos países e considerado um dos maiores problemas de segurança pública do nosso momento histórico”, declarou a professora da UFRJ, fundadora e diretora do Netlab, Rose Marie Santini, à Agência Brasil.

O Observatório da Indústria da Desinformação será impulsionado com verba aprovada pelo Ministério da Justiça
Créditos: Festival Path
O Observatório da Indústria da Desinformação será impulsionado com verba aprovada pelo Ministério da Justiça

A trajetória do NetLab nesse âmbito remonta a 2013, quando iniciou seus estudos sobre desinformação na internet e nas redes sociais.

Conforme ressalta Santini, os pesquisadores poderão estabelecer um observatório de maneira mais estruturada e sistemática e contribuir para a criação de um ambiente on-line mais seguro e confiável para todos.

“O nosso objetivo é isso: coletar evidências que podem embasar essas políticas e ações da Senacom baseadas na proteção do consumidor.”