OKA, o aplicativo para ajudar imigrantes, chega a SP com novas funções

Após download, ferramenta permite acesso sem precisar de conexão com a internet

Por: Redação

Nesta terça-feira, 10, o aplicativo OKA, que já existia, foi lançado em São Paulo para ajudar imigrantes que moram na cidade, refugiados e solicitantes de refúgio no Brasil. Até então, o OKA só fornecia informações sobre serviços de órgãos públicos federais em todo o Brasil e serviços locais nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Boa Vista (RR) e São Paulo (SP).

Mãos segurando um celular
Crédito: PeopleImages/ iStockOKA, o aplicativo para ajudar imigrantes, está com novas funcionalidades

Com novas funcionalidades, o aplicativo agora conta com inteligência artificial para atualização de conteúdo de serviços federais, instituições de referência no atendimento a migrantes, possibilidade de avaliar atendimentos, geolocalização para indicar o serviço mais próximo, plataforma do OKA cadastro (para as instituições e organizações se cadastrarem no app e divulgar serviços e trabalhos), inclusão de informações sobre empreendedorismo e dados sobre categorias mais acessadas por cidade.

O lançamento foi feito pelo Instituto Igarapé em parceria com a Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente de São Paulo e a Ong Atados.

A ferramenta também facilita o acesso à localização e traz informações sobre direitos e serviços públicos federais com relação a moradia, educação, saúde, documentação, assistência social e assistência jurídica, além de explicar quais os requisitos necessários para acessá-los e de quais documentos vai precisar.

Depois de fazer o download do app, ele permite acesso sem precisar de conexão com a internet e foi disponibilizado em português, espanhol, francês e inglês. Baixe gratuitamente pela Apple Store ou Google Play.

Saiba mais no site do instituto e pelo vídeo:

Compartilhe: