Onde eu voto? Entenda as zonas eleitorais

É importante ter essas respostas na ponta da língua para que você não tenha nenhuma dificuldade para exercer seu direito ao voto no dia da eleição

Zonas eleitorais são regiões geográficas que possuem um Cartório Eleitoral que é responsável pelos eleitores que residem naquele determinado local
Créditos: Divulgação
Zonas eleitorais são regiões geográficas que possuem um Cartório Eleitoral que é responsável pelos eleitores que residem naquele determinado local

Conforme as eleições vão se aproximando e as propagandas eleitorais tomam conta dos meios de comunicação, algumas dúvidas podem surgir. “Onde eu voto?” e “quais documentos eu devo levar no dia da eleição?” são apenas algumas delas.

É importante ter essas respostas na ponta da língua para que você não tenha nenhuma dificuldade para exercer seu direito ao voto no dia da eleição. Pensando em facilitar a sua vida, o Politize! já respondeu várias questões sobre as eleições e agora é hora de entender mais sobre as zonas eleitorais. Vamos lá?

O que são zonas eleitorais ? E para que elas servem ?

Zonas eleitorais são regiões geográficas que possuem um Cartório Eleitoral que é responsável pelos eleitores que residem naquele determinado local. É no Cartório da sua zona eleitoral que você precisa comparecer para atualizar seu Título de Eleitor ou para realizar a transferência do mesmo, por exemplo. A criação dessas zonas eleitorais objetiva melhorar o funcionamento da Justiça Eleitoral por todo o país por meio da delegação de funções. Assim, os órgãos de nível federal não são sobrecarregados com funções que podem ser realizadas pelos níveis estaduais e municipais – muitas vezes até de maneira mais eficiente.

Essas zonas eleitorais podem ser formadas por mais de um município ou por apenas parte dele. Como assim? Se você mora em uma cidade bem pequena – como Santiago do Sul, cidade catarinense que uma pesquisa do IBGE de 2017 apontou ter 1317 habitantes –, a sua zona eleitoral deve incluir não apenas o seu município, mas também algum outro da região. Já cidades grandes como São Paulo possuem mais de uma zona eleitoral, o que melhora a prestação de serviços aos eleitores.

A criação das zonas eleitorais é feita com base na Resolução nº 23.422/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela define o número de eleitores que devem “pertencer” à uma zona eleitoral conforme a densidade demográfica (habitantes/km²), cálculo que é diferente para cada uma das cinco regiões do Brasil. Por mais que o TSE defina as regras para a criação dessas regiões, são os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que as aplicam.

Conteúdo publicado originalmente no Politize!.

Continuar lendo >

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial