Osmar Terra desdenha de 10 mil brasileiros mortos pela Covid-19
'Só tem 10 mil mortos com essa quarentena', afirmou o ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro
O GloboNews Debate do último sábado, 9, reuniu três ex-ministros, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), o deputado Osmar Terra (MDB-RS) e Humberto Costa, para debater a situação do Brasil no combate ao coronavírus. Na conversa, Terra criticou o isolamento e desdenhou do número de mortos pela covid-19 no Brasil.
“Só tem 10 mil mortos com essa quarentena. Não seria pior se não tivesse [isolamento]”, disse o ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro. “Não tem possibilidade, não tem estudo científico mostrando impacto.”
“É preciso acalmar a população, ela sabe decidir se for bem informada”, sugeriu Terra. “Depois que a epidemia está circulando, trancar as pessoas em casa é um erro.”
Os outros dois ministros presentes discordaram da posição, reafirmando a necessidade de isolamento em meio a pandemia – como recomenda a OMS e como é seguido por quase todos os países do mundo.
Em uma defesa do isolamento social, Mandetta disse que “a ideia é dificultar a transmissibilidade do vírus”. “Quem errou foi quem acreditou na cantilena de que era mais um vírus”, completou.
“De duas semanas para trás para cá, relaxamos o isolamento. Tudo que se faz hoje se faz daqui a duas semanas. Estamos colhendo os frutos das atitudes de duas semanas atrás.”
-
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
Até ontem, quando o programa foi exibido, o Brasil contava com 10.627 mortes e 155.939 casos confirmados de coronavírus, segundo os números oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde.