Palhaços ciclistas discutem ciclovia e educação no trânsito em espetáculos gratuitos em SP

Espetáculo circense ao ar livre usa o humor para debater um assunto sério: as ciclovias e a convivência no trânsito entre ciclistas, motoristas e pedestres

Por: Redação | Comunicar erro

Segundo dados divulgados no ano passado pelo Ibope, o número de paulistanos usando bicicletas como meio de transporte cresceu 50% em 2014. A pesquisa mostra que, em um ano, São Paulo ganhou 86,1 mil ciclistas frequentes – de 174,1 mil em 2013 para 261 mil ciclistas em 2014.

Pesquisas mais recentes divulgadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo revelam ainda que após a inauguração da ciclovia da avenida Paulista foi registrado um aumento de 379% no número de ciclistas que passam pela via.

No entanto, mesmo que o número de adeptos às bicicletas cresça cada vez mais, muitas pessoas ainda desconhecem o que o Código Brasileiro de Trânsito diz sobre bikes e ciclistas e acabam desrespeitando algumas regras, como por exemplo, a lei que obriga o motorista passar a 1,5m de uma bicicleta ao ultrapassar.

Para discutir essas e outras questões relacionadas à mobilidade urbana de forma simples e divertida, o projeto “Palhaços Sobre Rodas” fará espetáculos gratuitos em parques e avenidas da capital paulista nos próximos finais de semana. Já estão confirmadas apresentações em lugares como Parque do Povo, na zona oeste, Elevado Costa e Silva e avenida Paulista, região central.

Divulgação
O espetáculo conta a história do palhaço Trapino (à esquerda), um ciclista que passa por perigosas aventuras para conseguir se locomover pela cidade

Encabeçada pela dupla de palhaços Jupter e Trapino – os atores Lia Jupter e Alexandre Lavorini –, a iniciativa pretende alcançar crianças, adultos, motoristas, ciclistas e pedestres por meio de brincadeiras e risadas para debater questões sérias e urgentes como o desrespeito às ciclovias e as mortes no trânsito. Os palhaços, que também são ciclistas, se deslocam com suas bicicletas até os locais de apresentação.

“Quando escrevi o projeto em editais em 2014 não pensei que teríamos essas novas ciclovias, só pensava no número inaceitável de mortes evitáveis no trânsito”, diz Jupter. A Prefeitura de São Paulo promete entregar à cidade 400 km de ciclovias até o final de 2015. Até o momento, foram entregues 356,8 km.

Fernando Timba
Palhaços acreditam que andar de bicicleta pela cidade é uma verdadeira acrobacia

“Esse é um tema muito urgente porque existe um aumento crescente da população de pessoas que utiliza a bicicleta como locomoção e muitos motoristas não sabem como se comportar ao ver um ciclista na rua. Queremos atingi-las através de nossas apresentações como palhaços”, conclui.

O espetáculo já tem alguns horários e datas confirmados. Para saber novos horários que serão incluídos na programação, visite a fanpage do projeto aqui.

Dia 19 de setembro – Sábado – 10h – Parque do Povo (próximo à área dos piqueniques)

Dia 19 de setembro – Sábado – 16h – Elevado Costa e Silva (Minhocão)

Dia 20 de setembro – Domingo – 16h – Av. Paulista (em frente ao Parque Trianon)

Dia 27 de setembro – Domingo – 10h – Av. Paulista (em frente ao Shopping Center 3)

Dia 27 de Setembro – Domingo 16h – Av. Paulista (em frente ao Parque Trianon)

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …