Patrimônios do Rio ganham audiência pública na Alerj
Levantamento feito por grupo no facebook listou 40 bens deteriorados
A Comissão de Cultura Alerj realiza nesta segunda, dia 11, uma audiência para discutir a situação do patrimônio no Rio de Janeiro. O evento é Catraca Livre e aberto ao público e reúne ainda órgãos responsáveis e a sociedade civil. O evento acontece das 14h às 17h, no Palácio Tiradentes.
O encontro foi marcado através da articulação com o grupo S.O.S. Patrimônio, que listou 40 bens abandonados ou fechados que se encontram muito deteriorados, como o Museu da Cidade, na Gávea, o Convento do Carmo, na Praça XV, além de monumentos, placas, fontes e prédios tombados que estão em péssimas condições.
O “S.O.S. Patrimônio” é um grupo de Facebook que reúne pessoas de todo o Rio, entre museólogos, historiadores, profissionais do turismo ou apenas simpatizantes do tema, com o objetivo de compilar denúncias sobre a degradação do patrimônio cultural nas redes sociais.
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Rio vai ganhar unidade do descolado ‘hostel’ JO&JOE no Brasil
- Sítio Burle Marx é escolhido como Patrimônio Mundial da Unesco
- Barraqueiros podem virar patrimônio cultural e imaterial do Rio
Esta reunião foi marcada em caráter emergencial com representantes de todas as entidades responsáveis pelos bens citados: Ibram, Iphan, Inepac, MinC, além das secretarias municipais e estaduais de Cultura e a Fundação Parques e Jardins. Todos confirmaram presença.