Pedal Social empresta bicicletas para moradores de rua que querem voltar a trabalhar
Imagine a cena: um cidadão que dorme em albergues ou mesmo na rua consegue um bico ou um emprego, mas não tem dinheiro para pegar o transporte público e chegar ao local do trabalho. É para esta população em situação de rua que foi criado o projeto Pedal Social, que empresta gratuitamente bicicletas para quem não tem o suficiente nem para começar.
Tudo funciona de uma forma simples. O interessado se cadastra no projeto, comprovando que tem um emprego e não consegue chegar até ele e já sai na hora com uma bicicleta. Depois de um mês, quando cai o primeiro salário, a bicicleta é devolvida e emprestada a outra pessoa.
Em 2010, o Instituto Mobilidade Verde fez uma pesquisa com a população em situação de rua para saber qual era sua maior dificuldade em relação ao trabalho. A maioria respondeu que, mesmo se conseguissem bicos e empregos, eles não teriam dinheiro para o transporte inicial, já que só no final do primeiro mês receberiam seus pagamentos. Foi nesse momento que surgiu a ideia do projeto Pedal Social.
- São Paulo tem projeto habitacional para população em situação de rua
- Saiba como doar agasalhos para moradores de rua de São Paulo
- Morador de rua se abriga do frio embaixo de caminhão e morre atropelado
- Prefeito expulsa moradores de rua para ‘cidade não virar um lixo’
Os interessados em participar do projeto precisam se cadastrar pessoalmente no escritório do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, que fica na Rua José Bonifácio, 398, loja 01, no Centro.