Vídeo da Record com médico cria fake news de câncer de Bolsonaro

Por: Redação Comunicar erro
Vídeo da Record que virou fake news

Nas redes sociais, corre há algum tempo a notícia de que Jair Bolsonaro teria um câncer em estado avançado no estômago – inclusive ele teria simulado a facada apenas para poder ser operado sem levantar suspeitas.

A fake news foi reforçada por causa de um vídeo em que o médico do deputado aparece admitindo o câncer num vídeo da TV Record.

O projeto Comprova fez um texto mostrando a verdade:

“Um dos médicos do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) realmente disse o termo “câncer de intestino” enquanto se preparava para examinar o deputado federal no último domingo, 21 de outubro, como mostra vídeo divulgado em reportagem da TV Record.

O profissional, porém, não estava, naquele momento, dando um diagnóstico ao capitão da reserva. Na realidade, o médico fazia uma brincadeira sobre uma informação falsa que circulou nas redes sociais anteriormente de que Bolsonaro estaria com câncer.

Pelo Twitter, trechos do vídeo foram publicados acompanhados de legendas enganosas que sugeriam que o militar estaria realmente com câncer. “Olhaí o momento exato em que o médico fala o diagnóstico de Bolsonaro: câncer de intestino. Pra quem desconfiava da teoria de que ele estava doente, tá aí uma prova difícil de refutar” (sic), escreveu uma usuária.

“Médico de Jair Bolsonaro falando ao fundo da reportagem da Record que o candidato à Presidência está com CÂNCER DE INTESTINO. ‘Montagem’? Reportagem saiu no próprio canal da Record no Youtube” (sic), escreveu outro internauta ao também compartilhar trecho do vídeo.

Realizado no último domingo, 21 de outubro, na casa do candidato, no Rio de Janeiro, o exame foi acompanhado pela equipe da TV Record que produzia uma reportagem sobre o estado de saúde de Bolsonaro para o programa “Domingo Espetacular”.

A brincadeira do médico — que aparece aos 9 minutos e 32 segundos — acabou vazando na matéria exibida pela emissora.

Na última quarta-feira, dia 24, o blog Coluna do Fraga, do portal R7, publicou o trecho da gravação sem a edição da reportagem. No vídeo, de 6seg, o médico diz, aos risos: “Operou um câncer no intestino dele. Um câncer no intestino”. Uma outra voz masculina complementa: “É uma fake news”.

Bolsonaro passou por duas cirurgias complexas após ser atacado com uma faca na barriga enquanto fazia campanha de rua na cidade de Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro. O responsável pelo ataque está preso.

Do dia em que foi esfaqueado até o dia que recebeu alta do hospital Albert Einstein, onde ficou em recuperação, Bolsonaro passou 23 dias internado.

O vídeo que tenta induzir que Bolsonaro estaria com câncer foi compartilhado em ao menos oito contas no Twitter. Em uma delas, o vídeo somou 65,2 mil visualizações, 752 retuítes e 1.980 curtidas, até a publicação deste texto”

Crédito: ReproduçãoVídeo que circula como sendo verdade oração no abdômen de Bolsonaro para curar suposto câncer

As redes sociais estão publicando que Jair Bolsonaro estaria com câncer – e um câncer em estado avançado.

A história se torna ainda mais estapafúrdia quando sustenta que a facada em Juiz de Fora (MG) seria uma simulação apenas para disfarçar a operação para extirpar o tumor. Para reforçar a Fake News, é usado um vídeo antigo de um pastor evangélico com a mão sobre a barriga de Bolsonaro, insinuando que seria uma reza contra o câncer.

É obviamente uma mentira. O projeto “Fato ou Fake”, do G1 entrevistou Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, médico que operou Bolsonaro no Hospital Albert Einstein. No texto que corre nas redes, ele é apresentado como oncologista. Errado. Macedo é cirurgião especializado em aparelho digestivo.

“Ele não tem câncer nenhum. Ele sofreu uma facada, uma tentativa de assassinato”, afirma o médico. “Ele nunca teve câncer. Quem escreveu isso é completamente ignorante”, complementa. “Agora ele está ótimo. De um modo geral, está indo muito bem”, disse ao G1.

Crédito: ReproduçãoFake News nas Redes Sociais sobre câncer de Bolsonaro
1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …