Plataforma permite mapeamento colaborativo de manifestações culturais de Cuiabá

Com o Zoneamento 360, o usuário pode compartilhar e conhecer pontos de cultura da cidade

Foto tirada durante expedição do grupo

O Zoneamento 360 é um mapeamento cultural colaborativo de Cuiabá, que tem como objetivo localizar os pontos de cultura e as memórias vivas da cidade. Além de pontos artísticos, culturais, gastronômicos, ecológicos, religiosos e históricos, a plataforma também identifica manifestações da cultura imaterial.

O objetivo é mapear a cidade por meio de imagens, textos e vídeos criando um acervo de memória viva da cidade. Com a ferramenta de geolocalização, o visitante descobre onde e como ocorre determinada manifestação cultural.

Qualquer pessoa pode criar se cadastrar no site e inserir postagens localizadas no mapa cultural. Inclusive, uma das preocupações dos desenvolvedores da página, é abrir espaço para locais e manifestações culturais que não estão no roteiro turístico tradicional.

Expedições são registradas em fotos, vídeo e texto

O pontapé inicial do projeto foi a página Tão Incrível que Parece Cuiabá, na qual as pessoas compartilhavam, de maneira espontânea, manifestações culturais da cidade.

Expedições

Além do mapeamento, o grupo organiza as Expedições – Tão Íncrivel que Parece Cuiabá, na qual as pessoas caminham e registram em texto, foto, ou vídeo alguns lugares da cidade. Depois, a experiência é compartilhada nas redes sociais.