PM atira contra manifestante do Movimento Ocupa Estelita

Vídeo registra o momento do disparo contra estudante que participava da manifestação na última quinta-feira, 1º de outubro

Na última quinta-feira, 1º de outubro, o movimento Ocupe Estelita, que luta contra a construção de torres residenciais e empresariais no terreno do Cais José Estelita, saiu às ruas de Recife para protestar pacificamente contra as ilegalidades do projeto. Era por volta das 20h, quando o grupo passava pela região central da cidade e foi atacado por um policial militar que disparou um tiro de bala de borracha o estudante Leonardo Ferreira, de 21 anos, que ficou ferido no ombro.

Um vídeo publicado no Youtube registrou a repressão policial, quando os manifestantes tentavam passar pelos policiais com uma faixa do movimento, levantando o tecido para não encostar nos militares.

Em nota, o Movimento Ocupe Estelita afirmou que o agente disparou contra os integrantes “sem qualquer justificativa”. O grupo ainda informou que a faixa de tecido encostou no corpo do policial “de modo acidental e sem dano”. O movimento também repudia o comportamento da PM e presta solidariedade ao jovem atingido. O texto também reforça que alguns militares presentes trabalhavam sem identificação.

Servir e proteger ?

Também por meio de nota, a Polícia Militar repudiou a ação e determinou apuração rigorosa do episódio, considerado “lamentável e equivocado”. Até que sejam concluídas as investigações, ainda segundo a PM, o militar da radiopatrulha envolvido deverá ser afastado de ocorrências como protestos e passeatas.

A PM disse ainda que as imagens mostram um ação isolada e a presença da corporação no local tinha o objetivo de garantir a segurança dos participantes.