PMs da chacina de Costa Barros pegam mais de 50 anos de prisão

Os policiais efetuaram 111 disparos --81 de fuzil e 30 de pistola-- contra o carro em que estava os cinco jovens negros

Por: Redação

A Justiça do Rio de Janeiro condenou na madrugada deste sábado, 9, a 52 anos e seis meses de prisão dois policiais militares pelo assassinato de cinco jovens na zona norte O crime ocorreu em novembro de 2015 e ficou conhecido como a chacina de Costa Barros.

O julgamento no 2º Tribunal do Júri durou mais de 20 horas e terminou às 2h da manhã de hoje. Antônio Carlos Gonçalves Filho e Marcio Darcy Alves dos Santos foram condenados por homicídios duplamente qualificados.

O policial militar Fabio Pizza Oliveira da Silva foi inocentado da mesma acusação. Segundo sua defesa, ele estava abrigado na hora dos disparos e não participou do crime. A decisão será objeto de recurso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Reprodução/Facebook
Imagem compartilhada no Facebook denuncia execução ocorrida em novembro do ano ano passado

Na época do crime, segundo a Agência Brasil, os policiais disseram que foram atacados e trocaram tiros, versão que foi derrubada pela perícia, que identificou que os policiais efetuaram 111 disparos — 81 de fuzil e 30 de pistola.

O carro em que estavam os cinco jovens negros foi atingido por 63 tiros. Morreram na chacina Wesley Castro Rodrigues, 25 anos, Roberto de Souza Penha, 16, Wilton Esteves Domingos Júnior, 20, e Cleiton Corrêa de Souza, 18, e Carlos Eduardo Silva de Souza, 16.

Os cinco amigos estavam reunidos para comemorar o emprego novo de Roberto, que havia recebido seu primeiro salário como ajudante em um supermercado.

1
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
2
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
3
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
4
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
5
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
6
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …
7
05:16
Valério diz que Lula é um dos mandantes da morte de Celso Daniel
O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, revelou em depoimento ao Ministério Público de São Paulo que os ex-presidente Lula …
8
07:19
Amazônia Sem Lei: desmatamento, grilagem, garimpo e queimadas
Desmatamento, queimadas, grilagem, garimpo e conflito. A disputa por terras na Amazônia é muito mais profunda do que a recente …