Últimas notícias:

Loading...

PMs dão mata-leão e socos em homem negro em MG

Polícia diz que homem foi preso por desacato porque insultou os PMs.

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Imagens de câmeras de segurança registram a agressão de sofrida por um homem negro ao ser abordado por policiais militares. O caso aconteceu na semana passada em João Monlevade (MG).

O rapaz estava em uma distribuidora de bebidas quando os PMs chegaram e o encostaram contra a parede, com as mãos para cima. As informações são do G1.

 mata-leão
Crédito: Reprodução/TV GloboPMs dão mata-leão e socos em homem negro em MG

Na sequência, as imagens mostram os policiais tentando algemá-lo, mas o rapaz resiste e é derrubado no chão. Um outro PM dá socos no rapaz

De acordo com o boletim de ocorrência, o homem foi preso por desacato porque insultou os PMs.

Ao G1, a assessoria de imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais disse que o Comando da 17ª Companhia “já está de posse das imagens e irá instaurar um procedimento, para verificar a atuação dos policiais”.

Saiba como denunciar violência policial

Destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial. Além da agressão física, configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação. Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:

Disque 100

Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.

Ouvidoria de PM

Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.

Em São Paulo, por exemplo, a denúncia pode ser feita até online.

Corregedoria das polícias Civil e Militar

Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum.

Ministério Publico – MP

Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.

DefeZap

Desenvolvido em 2016 pelas organização Nossas, a plataforma tem como objetivo dar visibilidade à questão da segurança pública e defesa dos direitos humanos.

A plataforma recebe denúncias de violência policial, realiza apurações preliminares e encaminha casos aos órgãos competentes. Conheça a plataforma.

Compartilhe:

Tags: #Racismo