Polícia britânica investiga denúncia de saudação nazista na Copa
Vídeo mostra torcedores ingleses entoando cântico antissemita em bar de Volgogrado; caso foi denunciado nas redes sociais
Um vídeo compartilhado nas redes sociais, que mostra torcedores ingleses fazendo saudações nazistas em um bar na cidade de Volgogrado – onde os ingleses jogaram contra a Tunísia na segunda-feira – está sendo investigado pela polícia britânica.
Nas imagens, três torcedores cantam uma música antissemita com referências ao campo de concentração de Auschwitz, seguido de gritos “Sieg Heil” – expressão usada durante o período nazista. A líder das investigações britânicas na Copa do Mundo, Caroline Marsh, comentou sobre o caso. “O comportamento abominável visto neste vídeo é completamente inaceitável e não será tolerado. Nossa equipe de investigação no Reino Unido já está fazendo investigações rápidas para identificar os envolvidos e procurará tomar todas as medidas apropriadas contra ele”.
Palco histórico da mais sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial, Volgogrado, chamada na época de Stalingrado, contabilizou cerca de 1,5 milhão de mortos durante seis meses de conflito. Antes da primeira partida da Inglaterra na Copa, torcedores ingleses e um diplomata britânico prestaram homenagem às vítimas.
- Vereadora que denunciou saudação nazista em SC é cassada
- Famílias brasileiras acolhem refugiados para ver jogos da Copa
- A Copa do Mundo começou e o Twitter virou palco de protestos LGBT
- Temendo racismo, jogador pede para família não ir à Rússia
Em entrevista ao canal ESPN, a embaixada britânica na Rússia reforçou que pediu à torcida inglesa que fossem “bons convidados enquanto eles estivessem aqui, seguindo as leis e costumes locais”. Apesar disso, parece que o pedido não foi tão bem aceito.
Leia também: