Últimas notícias:

Loading...

Entidade quer proibir procriação de buldogues franceses como conhecemos

Especialistas em saúde e bem-estar animal lançam novas diretrizes para os padrões da raça afim de evitar problemas de saúde

Por: Redação

O Kennel Club, grupo de bem-estar e treinamento canino com sede no Reino Unido, afirmou que cães com focinho achatado e olhos protuberantes não servirão mais como um exemplar aceitável de buldogues franceses.

Preocupada com as “características extremas” que agravam os problemas de saúde, a associação estabeleceu novas diretrizes para os padrões da raça, visando garantir a saúde e bem-estar dos animais como prioridade absoluta.

bulldogues franceses
Crédito: Urbazon/istockEntidade quer banir buldogues franceses com características extremas

As revisões das diretrizes incluem um focinho bem definido, que deverá “ser visto claramente de perfil”, e narinas “visivelmente” abertas.

“Todos os padrões da raça são revisados ​​regularmente, informados por dados de saúde específicos da raça em andamento e são explícitos que quaisquer exageros físicos devem ser evitados”, disse Bill Lambert, especialista em saúde e bem-estar do Kennel Club.

Problemas de saúde

Os buldogues franceses explodiram em popularidade na última década e são uma das raças de cães mais populares do Reino Unido desde 2018.

Muitas pessoas são atraídas pela característica braquicefálica, que confere aquela face plana e achatada aos cães, o que pode levar a problemas respiratórios graves, dentários e oculares, além de dermatite por conta da pele enrugada.

buldogues franceses
Crédito: Thais Almeida/istockFocinho deverá ser mais bem definido, de maneira que seja visto claramente de perfil

Segundo o Kannel Club, esses problemas originados na raça é fruto principalmente da irresponsabilidade de criadores.

“Certos problemas de saúde em buldogues franceses foram impactados por seu enorme aumento na popularidade, e continuamos extremamente preocupados com os exageros que parecem criar uma aparência ‘fofa’ e tornaram-se gradualmente vistos como normais e até desejáveis”, disse Bill Lambert.

Toda as mudanças nas diretrizes, segundo o especialista em saúde e bem-estar animal, visam enviar uma mensagem aos compradores sobre a importância de garantir que qualquer filhote de buldogue francês que comprem não tenha características exageradas.