Últimas notícias:

Loading...

Projeto de reciclagem espalha cinzeiros em praias do litoral paulista

Você sabia que uma única bituca contém mais de 7.000 substâncias químicas tóxicas?

Por: Redação

Além de ser o lixo mais comum do mundo, as bitucas de cigarro provocam sérios impactos ao meio ambiente. A fim de minimizar esses danos, a Bem Bolado Brasil firmou uma parceria com a Poiato Recicla – através da Flow Sustentável – que está chamando a atenção nas praias do litoral norte paulista.

Em dezembro ocorreram as primeiras instalações de caixas coletoras de bitucas e totens com cinzeiros de praia em São Sebastião (Maresias, Juréia e Camburi) e em Ubatuba (Itamambuca, Itaguá, pista de skate e centro).

Projeto conta com apoio das prefeituras de São Sebastião e Ubatuba – Divulgação

Transformando lixo

Completado um mês do projeto, foram coletadas 6.175 bitucas. Equivalente 2,5 kg de lixo tóxico que não foram deixados em nosso solo e água. Com isso, o descarte correto dos resíduos de cigarro deixou de contaminar 3.088 litros de água. “A parceria da Bem Bolado com a Poiato Recicla é algo que veio para somar na sensibilização dos fumantes sobre o encaminhamento correto das bitucas de cigarros, com a transformação deste resíduo em papel artesanal”, conta Tatiana Araujo, da Flow Sustentável.

Projeto vai até o final do ano de 2022 – Divulgação

Os resíduos dos cigarros são transformados numa massa celulósica para fazer papel, que por sua vez vai para instituições que fazem produtos como cadernos. Inovadora, a Poiato Recicla é a primeira usina de reciclagem de cigarros do Brasil, com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pela Universidade Federal de Brasília (UnB). O processo de reciclagem retira todas as substâncias tóxicas e extrai a fibra de celulose para fazer papel artesanal.

A Flow Sustentável, localizada em São Sebastião (SP), promove consultoria e executa soluções que colaboram com o desenvolvimento sustentável, como: placas fotovoltaicas, aquecedor solar, captação de água da chuva, madeira plástica, telhado verde, vaso sanitário ecológico, etc.

A ação pretende colaborar no desenvolvimento sustentável e consciente num mundo que valorize o legado para as gerações futuras.

Compartilhe:

?>