Projeto mapeia os rios escondidos de São Paulo

Por: Redação

Uma metrópole riscada por mais de 300 rios, mas quase ninguém se dá conta disso. Em parte porque esses cursos d’água estão escondidos, enterrados vivos embaixo do concreto. Pensando em evidenciar essa riqueza fluvial da cidade de São Paulo, nasceu o projeto Cidade Azul, que mapeia e destaca a localização desses rios.

Patricia Stavis
Foto: Patricia Stavis

Segundo levantamento, em qualquer ponto da cidade existe um rio de verdade correndo a, no máximo, 200 metros de distância. Para redescobrir essa natureza soterrada, o site do Cidade Azul disponibiliza áudio guias que convidam o morador para uma expedição diferente em busca dessas águas. Por enquanto só tem um áudio-guia, mas em breve novos serão disponibilizados, e para ouvir basta ter um celular e uma conexão 3G.

Mais do que apontar onde estão os rios, o Cidade Azul quer provocar uma reflexão. “Não falta água. Falta começar a ver essas águas, que estão por toda a parte. Os rios não precisam da gente para fluir, nós é que precisamos deles para viver”, destaca parte da narração do áudio guia.

Para conhecer mais sobre o projeto, assista ao vídeo abaixo:

Compartilhe: