Últimas notícias:
Loading...

Quais os prazos para declaração do Imposto de Renda 2023?

O contribuinte poderá enviar a declaração até o dia 31 de maio

Por: Redação

Passou o carnaval e o ano começou pra valer, agora a pergunta que não quer calar é: Quais os prazos para Declaração do Imposto de Renda 2023? Começa, no próximo dia 15 de março, o período para o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 à Receita Federal.

Quais os prazos para declaração do Imposto de Renda 2023?
Créditos: Arquivo Agência Brasil
Quais os prazos para declaração do Imposto de Renda 2023?

O contribuinte poderá enviar a declaração até o dia 31 de maio. No total, os brasileiros que precisam declarar Imposto de Renda terão este ano uma semana a menos para enviar as declarações do que tiveram no ano passado.

Restituição do Imposto de Renda

Uma novidade do IR 2023 é que o contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix, chave CPF – única permitida – terá prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei – contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

As restituições do IR ocorrerão nas seguintes datas:

31/5 – Primeiro lote
30/6 – Segundo lote
31/7 – Terceiro lote
31/8 – Quarto lote
29/9 – Quinto e último lote

A consulta à restituição pode ser realizada na página da Receita Federal na Internet e nos aplicativos oficiais da instituição.

Mais dicas para a declaração do IR 2023