Quais são as cidades do futuro brasileiras?

Por: Pegcar | Comunicar erro
Texto: Karina Mendes Brandão

Isso mesmo, brasileiras. Apesar de ouvirmos muito falar sobre as cidades inteligentes no exterior, é bom sabermos que essas cidades também estão no Brasil.

E se engana quem pensa que são só capitais – como São Paulo e Rio de Janeiro – se destacam: no interior do país, várias cidadezinhas se despontam como as mais inteligentes em algumas categorias, com maior potencial de desenvolvimento e, mais que isso, servem de exemplos para todas as outras espalhadas pelo território.

Mas você sabe o que são cidades do futuro?

Também conhecidas como “cidades inteligentes”, esse conceito é, hoje, muito amplo. Podemos dizer que uma cidade inteligente é uma cidade que evolui na direção de forte integração das inteligências humana, coletiva e artificial (a do espaço físico mesmo, infra-estrutura local e ferramentas públicas).

Imagine um grupo de pessoas interagindo e utilizando tecnologias a fim de desenvolver economia e qualidade de vida: podemos dizer que as cidades inteligentes são formadas de grupos como este.

O que torna uma cidade inteligente não é a ausência de problemas, mas sim a forma como sua população e gestão lida com estas questões, ou seja, dando uma nova perspectiva às possíveis consequências que estes problemas tendem a trazer.

Mas afinal, quais são as cidades do futuro brasileiras?

Separando em diversas categorias – mobilidade, urbanismo, meio ambiente, segurança, energia, e mais outras 6 – o Connect Smart Cities rankeou as cidades de destaque em cada uma delas.

> > Confira aqui o ranking das cidades inteligentes.

Conteúdo via Pegcar | Aluguel de carro compartilhado

Compartilhe:

Autor: Pegcar

O Pegcar é uma rede de carros compartilhados entre pessoas. Seguindo a crescente tendência da economia compartilhada, desenhamos um modelo pelo qual qualquer Proprietário pode monetizar seu carro ao disponibilizá-lo a outros usuários, podendo variar de uma hora a períodos mais extensos, através de um serviço de aluguel fácil, seguro e mais econômico.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Pegcar da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.